Crise na Assembleia da República
Os três deputados na Assembleia da República (AR) pela bancada parlamentar da Renamo, que fazem parte do Gabinete Parlamentar da Juventude, anunciaram no último sábado, na cidade de Nampula, a sua retirada do órgão, alegadamente por o gabinete estar ao serviço da Frelimo.
De acordo com a deputada Ivone Soares, que desempenhava as funções de segunda vice-presidente daquele órgão, as actividades do gabinete estão viradas à promoção e revitalização da Organização da Juventude Moçambique (OJM), organização juvenil do partido Frelimo.
“Chegamos aqui na província de Nampula há uma semana. Trabalhamos em algumas instituições. Reunimos com associações juvenis com o intuito de divulgar a existência do Gabinete Parlamentar da Juventude e fiscalizar as acções do Governo para com os jovens a nível de Nampula. No Plano Económico e Social, normalmente mostram-se as actividades que o Governo deve levar a cabo para os jovens e, neste caso, saber que dificuldades os jovens estão a enfrentar, uma vez que a província de Nampula está a registar um boom económico com os mega-projectos. Reunimos com a governadora e visitámos alguns bairros da cidade e alguns distritos.