Mais um vietnamita detido por tráfico de cornos de rinoceronte
A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve este domingo, no Aeroporto
Internacional de Maputo, mais um vietnamita de 35 anos de idade, surpreendido com seis cornos de rinoceronte na sua bagagem que os tentava traficar para o seu país.
De acordo com Orlando Mudumane, porta-voz do Comando da PRM da cidade de Maputo, a descoberta foi feita durante o check-in do cidadão vietnamita identificado pelo nome de Du Valdá, tendo confessado que levava a quantidade para o seu país para comercialização.
Já são vários casos de vietnamitas, moçambicanos, chineses e cidadãos de outras nacionalidades que estão sendo surpreendidos, um pouco por todo o país, a traficar cornos de rinoceronte para serem vendidos além-fronteiras, negócio que é proibido por dispositivos legais internacionais que pretendem acabar com a prática em protecção da espécie e evitar a sua extinção.
Um dos moçambicanos surpreendido recentemente na província nortenha do Niassa estava na posse de oito cornos de rinoceronte, o correspondente a perto de 20 quilos que, tal como noutros casos, tinham como destino o mercado asiático para serem usados na medicina tradicional.
Enquanto isso, 58 estrangeiros oriundos de Paquistão, Etiópia, Somália, Nigéria, Malaui, Bangladesh, Costa do Marfim e Camarões foram detidos ao longo da semana passada no Aeroporto Internacional de Maputo por ostentarem vistos de entrada falsos e por não terem conseguido justificar o motivo da sua vinda a Moçambique.
No total foram detidos no período em análise 97 indivíduos acusados de vários crimes, dos quais 10 automobilistas por tentativa de suborno a agentes da Polícia de Trânsito (PT).
(E. A)
CORREIO DA MANHÃ – 26.02.2013