A delegação é encabeçada pelo ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga e já realizou diversas actividades, sendo de destacar, para além de reuniões oficiais, as sessões de negócios (encontros B2B), visitas a empresas e a realização de um Fórum Empresarial.
O Fórum Empresarial, que decorreu ontem, foi co-organizado pela Agência de Desenvolvimento da Áustria e Câmara Federal de Comércio da Áustria e tinha como objectivo despertar maior atenção dos homens de negócios austríacos, do clima de investimentos existente, das potencialidades e das oportunidades de investimento que Moçambique oferece bem como fortalecer as parcerias entre empresas moçambicanas e austríacas nas áreas de energia, infra-estrutura, agricultura e turismo.
Participaram no Fórum Empresarial mais de 50 empresários austríacos dos sectores de turismo, construção, comunicações, electricidade, financeiro e de serviços e logística.
Ainda ontem a delegação Moçambicana manteve encontros o Banco de Desenvolvimento da Áustria e a Agência de Desenvolvimento da Áustria onde também foram apresentadas as diversas facilidades de financiamento a projectos em Moçambique.
Integram ainda a comitiva moçambicana quadros dos ministérios da Indústria e Comércio; Transportes e Comunicações; Planificação e Desenvolvimento e; Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Entretanto, na quarta-feira, o ministro Armando Inroga foi recebido, na sede da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), pelo respectivo director-geral, Kandeh Yumkella com o qual abordou as actividades daquela organização em Moçambique e as perspectivas para o presente ano.
Paralelamente ao encontro, foram realizadas reuniões técnicas com equipa de gestão das diferentes áreas de cooperação da UNIDO em Moçambique, onde se passou em revista os projectos implementados por aquela instituição no nosso país.
Na ocasião, foi acordado que para além dos projectos em curso, na cooperação entre a UNIDO e o Governo de Moçambique se privilegiará o apoio no desenho da Nova Política e Estratégia Industrial, na melhoria da base de dados e estatísticas industriais, na expansão da industrialização rural com enfoque no agro-processamento de pequena escala, conservação de alimentos e embalagem e assistência e capacitação institucional.
Hoje, a delegação moçambicana tem agendadas visitas a diferentes unidades industriais e de serviços e terá um encontro de trabalho no Ministério da Economia da Áustria.