A Interpol anunciou a prisão de 194 pessoas numa operação em 12 países latino-americanos contra o tráfico ilegal de madeira, incluindo o Brasil, segundo um comunicado divulgado terça-feira pela organização policial internacional.
Na operação, de acordo com a nota, foi feita uma apreensão equivalente a duas mil cargas de camiões, cujo preço ronda os 5,9 milhões de euros. Trata-se da primeira operação internacional da Interpol em grande escala contra este tipo de delito. A operação decorreu no Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela. A madeira foi apreendida em veículos de transportes, portos, armazéns e centros de transportes, num total de 50 mil metros cúbicos. Além disso, 150 veículos foram apreendidos, segundo a organização, com sede em Lyon, na França, tendo sido ainda colocadas 118 pessoas sob investigação judicial. A chave da operação, segundo a Interpol, foi a cooperação e comunicação entre as agências de meio ambiente nacionais, autoridades florestais, polícias, alfândegas e unidades especializadas.
Segundo o responsável da Interpol na “Operação Lead”, este foi o começo do combate contra este tipo de delito, que movimenta por ano entre 22,4 e 74,9 milhões de euros.
LUSA – 20.02.2013
NOTA:
Para quando em África operação identica?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE