Um comunicado de imprensa do Instituto Nacional de Petróleo (INP), recebido na nossa Redacção, refere que a nova descoberta de gás natural confirma o potencial do complexo Mamba, estimado em 75 triliões de pés cúbicos (Tcf), dos quais 27 Tcf estão localizados exclusivamente na Área 4.
Executado em águas profundas, há cerca de 2,035 metros, o furo Coral-3 atingiu uma profundidade total de 5.270 metros, estando localizado a cinco quilómetros a sul do furo Coral-1 e a 15 quilómetros do furo Coral-2, bem como, há aproximadamente 65 quilómetros da costa de Cabo Delgado.
“O furo Coral-3 encontrou 117 metros de espessura de areias de idade Eoceno saturadas com gás natural adicionando mais 4 Tcf que provaram estar em comunicação com os furos Coral-1 e Coral-2, confirmando ser o próspero Coral, uma descoberta gigante cujas reservas são estimadas em 13 Tcf”, realça o INP.
O Instituto Nacional de Petróleo destaca ainda que está prevista a abertura de mais um furo de delineação (Mamba Sul-3) para avaliar o potencial total de gás natural daquela área de concessão.
A descoberta do gás se insere no âmbito das pesquisas de hidrocarbonetos em curso na Bacia do Rovuma, onde os concessionários da respectiva Área são liderados pela ENI com 70 por cento de participações e integram ainda a ENH, Kogas e Galp, todas elas individualmente com 10 por cento das participações.