– disse ao Canalomoz John Whitehead, porta-voz da delegação de directores do Banco Mundial que visitou Moçambique durante quatro dias
Whitehead confirmou ao Canalmoz que o Governo de Moçambique contraiu uma dívida de 4 biliões de dólares norte-americanos com aquela instituição financeira, e o Estado continua a dever.
O Banco Mundial, que é um dos principais financiadores do Governo de Moçambique, aceitou revelar, ontem, quando questionado pela Reportagem do Canalmoz que o valor global da dívida do Estado moçambicano para com a instituição financeira atinge agora um total quatro mil milhões de dólares norte-americanos.
Segundo Whitehead, Moçambique teria neste momento uma dívida total de sete biliões de dólares para com o BM, mas a redução da parte da dívida foi possível mediante o perdão que aquela instituição financeira mundial concedeu no ano 2000.
Segundo o porta-voz da delegação de directores do Banco Mundial que visitou Moçambique, grande parte do valor da dívida contraída foi para a Educação e Saúde, áreas que segundo o banco constituem prioridade nas suas políticas.
Na visita de 21 a 24 de Fevereiro, os directores do BM mantiveram contactos com o Governo, sector privado e com alguns segmentos da juventude. (André Mulungo)
CANALMOZ – 25.02.2013