A POLÍCIA de Investigação Criminal (PIC) emitiu nos dias 15 e 18 deste mês, dois mandados de captura contra o empresário Mohamed Bakir Ayoob. Os dois mandados foram assinados pela Direcção da PIC ao nível da capital do país.
O primeiro mandado, datado do dia 15, está relacionado com o processo número 760-B/13, em que o empresário é indiciado de cárcere privado e extorsão, ou seja, com a onda de raptos que vem ocorrendo um pouco pelo país e o segundo mandado, do dia 18 e com processo número 4072-B/12, está relacionado com um homicídio qualificado na pessoa do proprietário da Expresso Câmbios, Ahmad Jassat, alvejado com sete tiros e que viria a perder a vida numa unidade hospitalar, na vizinha África do Sul, depois de transferido de uma clínica onde permaneceu alguns dias na capital do país.
Contudo, fonte autorizada da PIC disse ao nosso Jornal que os dois mandados ainda não foram executados, porque o visado está foragido do país. Bakhir Ayoob é apontado nos autos como sendo um dos supostos mandantes dos sequestros que se vêm registando nas cidades de Maputo e Matola.
Trata-se do primeiro caso em que um presumível mandante é chamado a apresentar-se às autoridades policiais, desde que a vaga de sequestros eclodiu. Aliás, Bakhir chegou a ser detido mas, devido a insuficiência de provas na altura, acabou sendo restituído a liberdade, estando actualmente a PIC a sua procura por julgar ter reunido elementos suficientemente esclarecedores da sua participação nos sequestros.
Quanto ao assassinato do proprietário da Expresso Câmbios, as autoridades policiais dizem ter chegado a conclusão que o crime foi encomendado por Bakhir Ayoob. O crime aconteceu o ano passado quando a vítima se dirigia para uma viatura de marca Toyota Corolla, numa das ruas da capital, tendo sido atingida com sete tiros. Foi inicialmente levado para uma clínica da capital e mais tarde evacuado para a vizinha África do Sul, onde viria a perder a vida.
O empresário Mohamed Bakhir Ayoob é proprietário de lojas na cidade de Maputo, dentre as quais “Bakhir Cel Shop”, “Bakhir Game Shop” e “Bakhir Auto Style”.