Em Nampula
Um grupo de populares de Namutequeliua, na província de Nampula, espancou e vandalizou as residências dos secretários do partido Frelimo e de chefes de quarteirão acusados de estarem a propagar a cólera naquela comunidade.
O incidente ocorreu durante o fim-de-semana, depois de um grupo de populares, composto maioritariamente por jovens, ter invadido as residências daqueles líderes, supostamente para disciplinarem os secretários, de modo a pararem com propagação da cólera.
Esta situação provocou uma grande agitação e um ambiente de instabilidade social naquela zona. Alguma vítimas da fúria popular são Andurabe Sufo, secretário do Comité de Círculo de 7 de Abril; Arique Fernando, chefe do quarteirão 14; e Simão António, secretário da célula 8 de Março, todos residentes na Unidade Comunal Marien Ngouabi, em Namutequeliua, arredores da cidade de Nampula.
Conforme apurou “O País”, tudo começou depois que um residente do bairro que padecia de diarreia aguda, acompanhada de vómitos, foi levado já sem vida àquele bairro. Aliás, uma das senhoras que se encarregou do tratamento e sepultura do morto contraiu, igualmente, a cólera, tendo perdido a vida dias depois.
O PAÍS – 20.02.2013