O Governo de Timor-Leste anunciou hoje a doação de 550 mil euros para ajudar as vítimas das cheias em Moçambique, que desde outubro já provocaram a morte a 90 pessoas.
"Na sequência das inundações que atingiram o sul de Moçambique, provocando dezenas de mortos e mais de 150 desalojados, o Conselho de Ministros aprovou a doação de 750 mil dólares americanos (cerca de 550 mil euros) para fins de assistência humanitária à população afetada", refere o Governo em comunicado hoje divulgado.
A decisão foi tomada na reunião de Conselho de Ministros do passado dia 30.
As cheias que, desde outubro, assolam Moçambique, causaram 91 mortos e afetaram 200 mil pessoas, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades moçambicano, órgão governamental.
Moçambique acolheu durante a luta pela restauração da independência de Timor-Leste elementos da frente diplomática da resistência timorense, entre os quais se destacam o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), e a atual Procuradora-geral da República, Ana Pessoa.
O ex-Presidente timorense e Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta também esteve exilado em Moçambique.
MSE // MLL.
Lusa – 08.02.2013