Pretensos signatários do apoio reiteram falsidade das assinaturas
Parte dos membros da Organização Nacional de Professores (ONP) que, alegadamente, assinaram o documento de apoio à candidatura de João Leopoldo da Costa para mais um mandato a membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirmaram nesta quinta-feira, de viva voz, a falsidade das assinaturas que lhe são atribuídas.
Rute Michaque Bila e Felizardo Semente, apontadas como parte dos membros assinantes negaram que alguma vez participado em reunião que teria culminado com a produção de uma acta que suporta a candidatura de Leopoldo da Costa.
Bila argumentou que na data da aludida reunião (3 de Abril) estava a controlar os últimos testes, na escola Heróis de Moçambique, no distrito kamubukwana.
Por sua vez, Semente disse não reconhecer a assinatura que consta da referida numa clara indicação de ter sido falsificada.
Segundo apuramos, a lista dos candidatos da sociedade civil a membros da CNE, que inclui Leopoldo da costa, já avançou para a presidente do parlamento, que deverá agendar a sua apreciação e votação em sessão plenária.
Apesar de toda a polémica e evidências apresentadas, a comissão ad-hoc que encarregue pela triagem do processo sacode o capote e afirma não ter detectado nenhuma anomalia, pelo que nada mais pode fazer para inverter a situação.
Media fax - 26.04.2013
NOTA:
Não há erro que se não possa corrigir. Basta querer. Só a morte não tem “correcção”. E tem Leopoldo da Costa categoria equivalente a Ministro! Uma vergonha!
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE