Em Nacala-Porto
A praia Fernão Veloso, em Nacala-Porto,
poderá perder o seu valor e dignidade a qualquer momento, em consequência da
falta de higiene e deficiente sistema de saneamento do meio que se verifica no
local desde a sua existência, segundo Julião Mário, um dos responsáveis pela
limpeza do local.
Falando exclusivamente ao nosso jornal, o nosso entrevistado disse que a falta de higiene, aliada à ausência de casas de banho, é uma das causas que podem ditar a perda de atracção turística ao nível da cidade de Nacala – Porto.
A fonte acrescentou que é notório ver garrafas e outros objectos arremessados ao chão, para além das necessidades maiores e menores feitas nas águas próximas ao mar em pleno lazer de centenas de turistas.
“Lamento o que tenho visto aqui na praia. Desde que eu nasci, nunca vi, nesta praia, um único sanitário público e muito menos uma boa consciência dos turistas e outros utentes, onde, pelo menos, possam pensar em conservar as suas garrafas e outros objectos para depois deitar no único contentor que existe no local,”, desabafou o nosso entrevistado.
Julião Mário referiu-se a um outro problema que ameaça consumir o bom nome desta que é considerada um dos locais mais relaxantes da cidade de Nacala-Porto, apontando o facto de, no mesmo local, estar a funcionar uma das esperas transitórias dos chamados “chapa 100”.
“A outra coisa muito importante que importa dizer, neste momento, tem a ver com a falta de separação dos locais entre o lazer e para actividade pesqueira e o que acontece aqui na praia é muito triste. Os turistas que vêm pela primeira vez são assustados e surpreendidos com a chegada das embarcações de trans porte semi-colectivo de pessoas e bens que, também, praticam as suas actividades no mesmo local de lazer, e isso muitas vezes afecta, psicologicamente, os utentes deste local.
Estamos perante uma falta de gestão e inexistência do poder autárquico nesta cidade que se considera económica e especial ao nivel do país”, adiantou a fonte.
Entretanto, Chale Ossufo, edil de Nacala-Porto, disse que a cidade terá “melhores dias”, em consequência das acções levadas a cabo pelo município, tendentes a reabilitação e manutenção de todos os lugares públicos existentes.
“Estamos a falar de reabilitação dos parques e jardins existentes na nossa cidade e assim vamos contemplar a higiene da nossa praia”, rematou o presidente da autarquia de Nacala-Porto.
O NACALENSE – 29.04.2013