Na zona adjacente ao Hospital Psiquiátrico do Infulene
- Os terrenos chegam a custar entre 75 a 100 mil Meticais
Parte dos terrenos destinados ao reassentamento de desalojados pelas cheias do inicio deste ano no município do Maputo estão a ser vendidos ilicitamente no bairro do Zimpeto, confirmou o mediaFAX numa investigação efectuada no terreno.
As parcelas no circuito comercial estão localizadas no terreno adjacente ao Hospital Psiquiátrico do Infulene, na periferia da capital do país, onde as autoridades municipais procederam ao parcelamento para efeitos de reassentamento das vitimas das inundações do inicio do ano. Parte considerável das famílias desalojadas continua em campos de acomodação, aguardando pela atribuição de espaços para construção de habitação.
Segundo apuramos, os esquemas da venda do terrenos envolvem pessoas ligadas às estruturas administrativas dos bairros do Zimpeto e Magoanine B, principalmente autoridades residentes na zona de “Matendene”.
Nestes esquemas, os preços dos terrenos variam entre 75 e 100 mil Meticais por áreas de 12,5x25 metros, com o preço a variar em função da localização exacta do espaço.
Não foi possível ouvir as autoridades administrativas do distrito Municipal de Ka Mumbukwana. No terreno, entidades locais ligadas ao processo de reassentamento disseram ao mediaFAX desconhecer os esquemas mas prometeram averiguar o assunto.
Enquanto isso, as famílias que continuam reassentadas no centro de acomodação provisório de “Magoanine B”, por exemplo, dizem ter recebido promessas de que dentro do mês de Maio serão transferidos para as novas parcelas de reassentamento definitivo, que, ao que tudo indica, será na área adjacente ao Hospital Psiquiátrico. (William Mapote)
MEDIA FAX – 29.04.2013
NOTA:
Para quando uma alteração da lei das terras, ao menos nas zonas urbanizadas?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE