Província de Tete
A movimentação de contingentes da Força de Intervenção Rápida (FIR), no distrito de Moatize, província de Tete, está a semear pânico entre a população. É que depois das sucessivas manifestações populares o Governo anda desnorteado sem saber o que pode acontecer a qualquer momento naquele ponto do País.
Vicente Adriano, natural do bairro 25 de Setembro em Moatize e funcionário da União Nacional de Camponeses, disse que tem vindo a receber muitos casos da população de Moatize que diz estar a ser perseguido pela Polícia ali estacionada. Adriano falava na semana passada na Conferência Internacional sobre a governação da economia Extractiva.
Disse que há cinco anos, Moatize tinha um comando da Polícia, mas neste momento existem cinco comandos e a população está fugir das suas casas por ter medo.
“Moatize está inundado pela FIR. Não sabemos que mal fizemos. Há buscas e opressões. Algumas pessoas já estão a abandonar o bairro 25 de Setembro por medo da Polícia. Nós, os naturais de Moatize, sentimos que os recursos naturais são maldição e não bênção ”, disse
Afirmou que a situação socioeconómica está afectada. As pessoas que antes produziam em Moatize, agora nada fazem em Cateme.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/25121-fir-semeia-panico-entre-populacao-de-moatize-.html