Enquanto muitos criticam uso excessivo da força
“Nós o Governo e nós os moçambicanos temos confiança em vós (polícias)... Quando ouvirem gritos, alaridos, muitas vezes tentando desacreditar ou desmoralizar a polícia, continuem a respeitar a confiança depositada em vós. Confiamos em vós”
O Presidente da República, Armando Guebuza, diz que a polícia não deve recuar, mas, sim, manter a sua forma de actuação para garantir a ordem e tranquilidade públicas. Falando durante a recepção oficial aos altos quadros da polícia, no âmbito da passagem dos 38 anos da PRM, o comandante em chefe das Forças de Defesa e Segurança disse estar satisfeito com a actuação da polícia e orientou os agentes da corporação a continuarem com o trabalho.
“Nós o Governo e nós os moçambicanos temos confiança em vós (polícias). Acreditamos que são capazes e têm habilidades de garantir a tranquilidade dos moçambicanos. Por isso, para além de vos dar os parabéns pelo trabalho, renovo votos de sucesso”, afirmou Guebuza. O Chefe do Estado diz ainda que as críticas à polícia são feitas por aqueles que não querem que se mantenha a segurança dos moçambicanos.
“Penso que têm consciência que nem todos gostam da tranquilidade do povo e é por isso que existe a polícia. Quando ouvirem gritos, alaridos, muitas vezes tentando desacreditar ou desmoralizar a polícia, continuem a respeitar a confiança depositada em vós. Confiamos em vós”, sublinhou. Por outro lado, Guebuza deu luz verde para a polícia continuar a actuar como tem vindo a fazê-lo nas eleições no país.
“Reconhecemos a vossa acção na manutenção de segurança e na garantia da tranquilidade nas eleições autárquicas deste ano e, naturalmente, nas que virão em 2014. Ao celebrarmos os 38 anos da polícia, recordamo-nos das grandes missões que cumpriram no passado, com zelo, com dedicação e que produziram vitórias e permitiram que se vivesse com tranquilidade e paz”, disse.
O PAÍS – 28.05.2013