Cossa foi eleito no decurso da primeira sessão extraordinária do Comité Central da agremiação, realizada ontem na cidade de Chimoio, província de Manica.
Dados apurados pelo “Notícias” indicam que Pedro Cossa foi candidato único a esta corrida, depois de João Macanga ter anunciado a sua desistência. O escrutínio foi testemunhado pela cúpula do partido Frelimo, nomeadamente o Secretário-geral, Filipe Paunde; o Secretário do Comité Central para as Organizações Sociais, Carlos Vasco Moreira; o Secretário do Comité Central para a Formação e Quadros, Edson Macuácua, que, aliás, é membro do Comité Central da OJM, entre outras personalidades.
Falando em exclusivo ao “Notícias”, momentos após a sua eleição, Pedro Cossa disse ter como desafio tornar a organização cada vez mais forte e interventiva, acção que deve ser desencadeada em estreita ligação com o partido.
Cossa disse que assume este desafio num momento particularmente importante, na medida em que se aproximam desafios políticos que requererão da agremiação uma entrega abnegada.
O novo Secretário-geral da OJM referia-se às eleições autárquicas marcadas para Novembro, presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais programadas para o próximo ano.
Ainda ontem foi eleito um novo secretariado que integra José Bento Coffe, João Macanga, Ancha Talapa, Dulce Canhemba e Feliz Sílvia.
Entretanto, interrogado antes do início da presente sessão do Comité Central sobre as razões da suspensão do anterior Secretário-geral e do respectivo secretariado, o Secretário para as Organizações Sociais, Carlos Vasco Moreira, na qualidade de Secretário-geral interino da OJM, evocou razões ligadas ao alinhamento com o partido, sem, no entanto, entrar em pormenores. Porém, o “Notícias” apurou que tais razões podem estar ligadas a actos de indisciplina e desrespeito da hierarquia da Frelimo. A OJM assume-se como braço juvenil do partido Frelimo.
Quem é Cossa
Nascido em Chókwè, província de Gaza, em Julho de 1983, Pedro Cossa fez nesta cidade os estudos primários. Frequentou o curso de navegação marítima na Escola de Ciências Náuticas. Cursou ainda análise e programação de sistemas informáticos no Centro de Processamento de Dados. É licenciado em gestão e finanças pelo Instituto Superior de Transportes e Comunicações. Fez literacia financeira na Universidade de Pretória. Formou-se ainda em mercados financeiros no Instituto de Formação Bancária de Portugal e tem o diploma em inglês pela Language School da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
É militante da Frelimo e da OJM desde 2001 nas células em Chissano e Xai-Xai, na província de Gaza.
Actualmente, para além de ser funcionário da Bolsa de Valores de Moçambique, exercendo as funções de director adjunto de operações e mercado, faz parte da chefia da bancada da Frelimo na Assembleia Municipal de Maputo e é membro dos comités distrital KaMpfumo e provincial (cidade de Maputo).