O partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM) apresentou na quarta-feira os seus candidatos a edil nos sete municípios da província de Nampula, cujas eleições terão lugar no próximo dia 20 de Novembro.
Trata-se Mahamudo Amorane que vai concorrer para o município de Nampula, Fátima Riane em Nacala-Porto, Faruk Abdala em Angoche, Abdul Rahimo Satar, Ilha de Moçambique, Zeferino João, em Monapo, Luis Constantino, para Ribáuè, e Francisco Jamal, na nova autarquia de Malema.
Luís Boavida, secretário-geral do MDM, que orientou a cerimónia de apresentação destes candidatos, disse que nos próximos dias serão apresentados publicamente os candidatos a membros das assembleias municipais destas autarquias, pelo que se aguarda apenas pela divulgação, por parte da Comissão Nacional de Eleições (CNE), do número de mandatos que cada município vai ter.
Boavida enalteceu o trabalho realizado pelos membros ao nível da província desde a pré-selecção dos candidatos até à sua indicação definitiva, e disse que a escolha destes foi um processo democrático interno, mediante a vontade dos membros de cada município.Aliás, nos próximos dias, os mesmos serão apresentados às populações das autarquias nas quais vão concorrer.
Perfis dos candidatos
O candidato para o município de Nampula é irmão da ministra para os Assuntos Parlamentares, Adelaide Amorane. De 40 anos de idade, é natural do distrito de Monapo e é licenciado em Gestão de Empresas pelo Pontifício Universidade Católico de Minas Gerais de Brasil. Já foi assessor das direcções provinciais de Saúde de Nampula, Sofala e Cabo Delgado. É também empresário e consultor.
Candidata para o município de Nacala-Porto, de onde é natural, Fátima Riasse tem 59 anos de idade e é trabalhadora do grupo de empresas Issufo Normamade.
Candidato para o município da Ilha de Moçambique, de onde é natural, Abdul Rahimo Satar tem 56 anos de idade e é empresário.
Candidato para o município de Angoche, Faruk Abdala Luís tem 38 anos de idade, é natural do distrito de Angoche. Actualmente, é funcionário do Conselho Municipal daquela autarquia, desde o ano de 2005.
Candidato para o município de Monapo, de onde é natural, Xzeferino João tem 42 anos de idade, é docente do Instituto de Informática e Gestão no distrito de Gurúè, província da Zambézia.
Candidato para o município de Ribáuè, Luís Constantino é natural do distrito de Ribáuè. Tem 33 anos de idade e é docente. Francisco Jamal Candidato à nova autarquia de Malema,Francisco Jamal é natural do mesmo distrito, tem 56 anos de idade. Actualmente, representa os ex-funcionários da extinta empresa de Tabacos (ETANA).
@VERDADE - 31.07.2013