Mais de 270 receitas de países africanos, de Angola
a São Tomé e Príncipe, passando por Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
Sobre o livro
Comeres de África Falados em Português é um receituário, amorosamente coligido por Maria Augusta Carvalho, numa manifestação de acrisolada afeição pela herança culinária derivada da miscigenação, medrada nos produtos locais e nos resultantes do jogo das trocas entre o Oriente e o Ocidente, benéfica consequência da demanda dos Descobrimentos.
Da fundada leitura dos ingredientes de cada receita, logo nos apercebemos quão profunda foi a referida miscigenação. São, aliás, inúmeras obras de todos os matizes a salientarem a importância do vai e vem dos produtos, sejam eles a batata, o tomate, o milho maís, as pimentas, os citrinos, ou as malaguetas, diferentes das conhecidas por piripiri ou gindungo do Congo (inhé-bóbó, em S. Tomé), que, por seu turno, são variantes do pimento vindo das Antilhas, no bornal de Colombo.
As riquezas comestíveis do fascinante continente africano carecem, na sua maioria, de estudo no que tange às expressões culinárias, conforme as regiões e povos delas originários.
Sobre a autora
Maria Augusta Carvalho iniciou esta paixão em Bissau, onde motivos familiares a levaram, muito jovem ainda, a viver algum tempo. Foi, de facto, na capital guineense, que, paredes meias com a pensão (e cozinhares) da D. Berta, se iniciou nos sabores e aromas de uma África lusófona que, repartida em países diferentes, continua, no entanto, temperada pela língua comum que é o português.
A esse prazer foi-se juntando, entretanto, o desejo de mais e melhor entender a riqueza dessa gastronomia: através da leitura de algo já publicado ou que, então, se foi publicando; do coleccionar de receitas dadas por amigos ou familiares lá nascidos, que lá viveram ou que por lá passaram, ou ainda e, finalmente, pelo “teste” da cozinha.
De um pouco desse gosto e conhecimento dá-nos agora a conhecer algumas das receitas mais tradicionais destes países, neste livro.