Um canal de televisão privada começou nesta quarta-feira, a emitir no Zimbabwe, na perspectiva de fornecer aos eleitores uma voz diferente, há duas semanas das presidenciais previstas para 31 de Julho, noticiou à AFP
A First TV, fornecerá "aos Zimbabweanos, as informações imparciais, factuais, assim como séries televisivos populares e comédias", indicou um dos promotores do novo canal, Temba Hove.
Os mídias públicos no Zimbabwe, são largamente favoráveis ao presidente Robert Mugabe, que vai concorrer para um novo mandato de cinco anos, aos 89 anos, após 33 anos de poder consecutivo.
"Trinta e três anos após a independência, é muito tempo para que as pessoas tenham o que exigem e o que merecem, em termos do direito à informação", indicou Hove, afirmando que o seu canal dará "a todo o mundo (a possibilidade) de exprimir os seus pontos de vista. O Zimbabwe, conta de momento com um único canal de televisão, propriedade da sociedade pública ZBC, que também assume a gestão de quatro canais de rádio. Nos anos 90, duas televisões privadas tentaram a sua sorte no Zimbabwe, mas ambas renunciaram as suas actividades por dificuldades financeiras. Hove, é um antigo produtor-apresentador da ZBC, e o seu colega nessa aventura, Andrew Chadwick, é um antigo colaborador do Primeiro-Ministro Morgan Tsvangirai, principal rival de Mugabe ao escrutínio.
VISÃO – 19.07.2013