Para autarquia de Quelimane
Vozes dentr dizem que o processo esteve “amarfanhado” e alguma coisa não bate bem.
A eleição do candidato da Frelimo para as eleições autárquicas de 20 de Novembro para o município de Quelimane, Abel Henriques, continuam sendo o debate da actualidade.
No seio dos camaradas, parece não haver ainda entendimento olhando pela forma como Abel foi eleito, ou seja, com um voto de diferença do seu mais directo perseguidor, Carlos Carneiro, do Conselho Provincial da Juventude.
Lembrar que Abel conseguiu 27 votos contra os 26 de Carneiro, logo, alguns camaradas dizem que o processo esteve “amarfanhado” e alguma coisa não bate bem.
Nos últimos dias, ou por outra, desde o dia das eleições internas da Frelimo até hoje, muitos camaradas não conseguem engolir esta forma em que decorreu este processo e há cada vez mais divisionismo no seio deles.
Foram já criadas frentes opostas ao Abel Henriques tido como candidato da chefia máximado partido, dai que as chamadas bases daquele partido não reconhecem, alegando que ele não é verdadeiro militante do partido Frelimo.
Nos últimos dias é notório ver o divisionismo, embora os camaradas não deiam cara, mas os murmúrios são maiores. Alias, este descontentamento não é apenas para os que elegeram, mas também aqueles candidatos que foram excluídos não vêm com bons olhos este processo, dai que cada vez mais aumenta o número de descontentes no seio dos camaradas.
Abel pode ser excluído
Com o andar das coisas, Abel Henriques pode ver o seu nome fora da corrida, se o ambiente continuar assim no seio do partido. Esta situação está ser bem analisada pelos órgãos máximos do partido, dai que tudo pode acontecer nos próximos dias.
Sabe-se no entanto que mesmo aquando da eleição de Lourenço Abo Bacar, nas eleições intercalares de Dezembro de 2011, o cenário foi o mesmo, dai que a derrota foi aquela que se viu.
E desta vez, pelos vistos o cenário continua o mesmo, algo que indigna a muitos camaradas, já que o objectivo principal da Frelimo e por aquilo que tem dito visa “resgatar” a cidade de Quelimane, nas mãos da oposição.
Apresentação do candidato pode ser neste domingo
Já que na primeira tentativa da apresentação do candidato não teve aderência, eis que novas estratégias foram adoptadas para que a população de Quelimane possa-se interessar neste acto.
Segundo fontes bem posicionadas dentro do partido, o candidato Abel será apresentado neste domingo, mas para isso, as mesmas fontes dizem que a Frelimo precisara de apoio do programa Moçambique em Concerto para pelo menos conseguiarrastar gente até ao local de apresentação, onde estará presente a esposa do presidente daRepública, Maria Da Luz Guebuza que se encontra de visita a província da Zambézia.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 29.08.2013