Movimento para a Mudança Democrática fala em "fraude monumental" nas eleições.
Uma fonte do partido do Presidente do Zimbabwe Robert Mugabe disse que a ZANU-PF obteve uma "rotunda" vitória nas eleições presidenciais e legislativas que se realizaram na quarta-feira.
"Ganhámos as eleições. Enterrámos o MDC", Movimento para a Mudança Democrática do opositor Morgan Tsvangirai, disse a fonte da União Nacional Africana – Frente Patriótica (ZANU-PF) citada pelas agências noticiosas. "Nunca duvidámos de que iriamos ganhar".
Fontes do MDM, por seu lado, declararam que as eleições foram "uma fraude monumental" e convocaram uma reunião de urgência da liderança.
Ainda não foram revelados quaisquer resultados oficiais (e a lei do Zimbabwe diz que é ilegal fazer afirmações prematuras sobre os números). Na quarta-feira a polícia fizera saber que prenderia qualquer pessoa que o fizesse.
Mugabe é Presidente do Zimbabwe desde 1980. Tsvangirai era, até ontem, o primeiro-ministro - o governo cessa funções no dia das eleições. Chegou ao cargo em 2008 quando a violência pós-eleitoral levou a negociações, mediadas pela África do Sul, para a criação de uma forma partilhada de governação.
O objectivo de Mugabe (que tem 89 anos) nas eleições de quarta-feira era reconquistar não só a presidência como o governo.
PÚBLICO(Lisboa) – 01.08.2013