Na tentativa de impedir comércio informal
Seis agentes da Polícia municipal da cidade de Maputo foram vaiados e escaparam ao linchamento na tarde de ontem durante uma operação de apreensão de produtos de vendedores informais ambulantes, cuja medida é desincentivar a prática de comércio informal ambulante.
Ao que tudo indica, a guerra entre os agentes da Polícia municipais da cidade de Maputo e os vendedores ambulantes informais está longe de cessar, desde que o município decidiu impedir a prática desta actividade informal aos ambulantes.
O que parecia uma simples operação de rotina por pouco terminaria em tragédia para os agentes municipais.
O facto é que seis agentes se fazendo transportar numa viatura caixa aberta escaparam ao linchamento na tarde deste quinta-feira, após tentarem arrancar os produtos de alguns vendedores informais ambulantes na baixa da cidade de Maputo.
Tudo começou por volta das 12 horas quando seis agentes da Polícia municipal, na baixa da cidade de Maputo, concretamente no cruzamento entre as avenidas
Guerra Popular e 25 de Setembro, apreenderam diversos produtos alimentares de alguns vendedores ambulantes, tendo uma das vítimas, jovem, para além deter sido levado uma parte do seu negócio, perdeu uma carteira que continha documentos e dinheiro.
Esta situação não agradou a muitos utentes que presenciaram a cena e insurgiram-se contra os agentes, vaiando-os. Estes, por sua vez, puseram-se em fuga devido à fúria popular.
Moisés António, uma das vítimas da apreensão bastante indignado, lamentou o caso e acusa os agentes de o terem roubado a carteira durante a confusão. (António Frades)
CANALMOZ – 30.08.2013