Cerca de 30 candidatos às Assembleias Municipais rejeitados
A CNE divulgou ontem os resultados finais das candidaturas às eleições autárquicas deste ano. Na verdade, é o culminar de um processo que determina quem entra na corrida eleitoral a 20 de Novembro próximo.
Terminado o processo de verificação de candidaturas, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) validou todos os candidatos a presidentes dos 53 municípios do país, por entender que não têm quaisquer irregularidades nos seus expedientes.
De acordo com o porta-voz da CNE, João Beirão, os candidatos cumpriram escrupulosamente os requisitos e exigências constantes na Lei Eleitoral em vigor.
“Estes apresentaram todo o leque de documentos exigidos na lei, por isso, passaram todos”, disse. Entretanto, 27 candidatos a membros de Assembleias Municipais foram chumbados por diferentes violações à legislação eleitoral.
Trata-se de um da Frelimo, seis do MDM, ASSEMONA (9), SINFORTECNICA (1), PAHUMO (6), PARENA (4), e PDD (2).
“Verificou-se que alguns dos concorrentes tinham alguns documentos em falta, como Bilhete de Identidade, de registo criminal, ou que tenha anotações que os impedem de participar nas eleições, uso de documentos caducados e nalguns casos as assinaturas dos candidatos não correspondiam aos respectivos na declaração”, explicou Beirão.
O PAÍS – 26.09.2013