Mau ensaio da pré-campanha
O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo e candidato à sua própria sucessão nas eleições de 20 de Novembro próximo, pelo partido Frelimo, acabou humilhado quando tentava aparecer em jeito de pré-campanha eleitoral, em pleno espectáculo da banda britânica UB-40, que teve lugar nesta terça--feira na capital do País, Maputo.
O Gabinete de propaganda de David Simango quis usar o espectáculo e moldura humana ali presente para fazer uma espécie de apresentação de David Simango. O acto consistiria em David Simango subir ao palco para anunciar entrada dos UB-40. Só que quando David Simango subiu ao palco os espectadores simplesmente apuparam-no.
Sabe-se que David Simango é amplamente contestado, quer pelos munícipes assim como dentro da própria Frelimo, muito pela forma como tem dirigido o município.
Desde que tomou poder, em substituição de Eneias Comiche a cidade e Maputo tornou-se num caos.
O lixo e buracos simplesmente tomaram conta da cidade e incapacidade da actual gestão para lidar com o problema é visível. Porém, Simango goza de forte simpatia junto da ala pró Guebuza que neste momento “comanda as operações”.
Noite triste na Praça da Paz
Na noite desta terça-feira e em pleno concerto dos Ub-40, na praça da Paz, David Simango foi humilhado. O seu actual assessor de imprensa, Narciso Faduco que também é o director do gabinete eleitoral de David Simango, foi quem anunciou a subida do edil ao palco.
Daí seguiram-se momentos de apupos que deixaram o actual mayor de Maputo quase que desnorteado e arrependido de lá ter estado.
Mais grave: para além dos apupos as pessoas chamavam pelo nome de Venâncio Mondlane, também candidato às eleições de Novembro próximo, pelo Movimento
Democrático de Moçambique (MDM).
Copiar Carlos Tembe
A ideia era copiar o falecido edil da Matola Carlos Tembe. É que quando em vida, e da penúltima presença dos UB-40 em Moçambique (actuaram no município da Matola) foi ele quem entrou para anunciar a subida ao palco da emblemática banda. Só que Carlos Tembe era carismático e era seu apanágio envolver-se em artes. O que certamente não é o caso de David Simango que acabou apupado. (Matias Guente)
CANALMOZ – 26.09.2013