O mamparra desta semana é a Polícia da República de Moçambique (PRM), revestida na pessoa de Jorge Khalau, o seu Comandante-Geral, cujas últimas crónicas abundantes seladas com o seu apelido rezam que um dos seus filhos é accionista de uma empresa de segurança privada que usa armas de uso exclusivo das Forças de Defesa e Segurança. Chegou-se ao cúmulo da “sem-vergonhice”, da falta de respeito pelas instituições!!!???
É assim que se celebram as glórias do Presidente Guebuza, como recentemente foi elevado à categoria de “guia incontestável de todos nós”? Porque é que estão a fazer isto por cima das “grandes realizações”, todas elas de valor imensurável do Presidente Armando Guebuza? Será que ele merece ser manchado assim? A quem interessa que as suas realizações sejam manchadas por esta impunidade vinda de uma instituição cujo Comandante ele mesmo é que nomeou?
Em qualquer parte do mundo, onde ninguém precisa de ser jurista como o Comandante Khalau o é, qualquer incauto ou criminoso da mais rara espécime sabe que o único detentor da violência legítima é o Estado! Isto é, a única instituição que pode ter armas é única e exclusivamente o Estado, neste caso a Polícia e as Forças Armadas. Quem tiver armas, fora dessa jurisdição e sem autorização para o efeito, pode ser autuado pelas devidas instituições de direito.
O chefe do nosso Estado, o “guia incontestável de todos nós”, é o iluminado Presidente Guebuza que parece não estar a importar-se ou a dar o beneficio da dúvida. Será que não tem conhecimento de que as armas do Estado estão a ser usadas por uma empresa privada numa atitude atípica para um Estado de direito???
Já neste pedestal, digno de quem merece subir por mamparrice, já nos referimos a outros pontapés que o Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique já protagonizou. Como se devem lembrar, ele é o “autor” da máxima que diz “não respeito ordem de nenhum juiz”!!
Quando o seu mandato expirou, bradámos aos céus para que o “guia incontestável de todos nós” colocasse a linha férrea sobre os caris, e fê-lo. Reconduziu Khalau. Mas lá está, sabia o Presidente que uma empresa privada que tem o filho do seu polícia número UM usava as armas do Estado?
Que raio de brincadeira é esta, afinal?
É que alguém tem que pôr um travão neste tipo de mamparices.
Mamparras, mamparras, mamparras.
Até para a semana, juizinho e bom fim-de-semana!
@VERDADE – 19.09.2013