Ontem em Caramaja
Dois mortos, um camião incendiado e um número indeterminado de populares desaparecidos, constitui o balanço de um ataque perpetrado porhomens armados que se presume pertencerem à Renamo, na manhã de ontem, quarta-feira, na zona de Caramaja, uma localidade do distrito de Nampula/Rapale.
Armindo Gove, administrador do distrito, diz que a presunção de que os atacantes são homens da Renamo resulta do facto de as Forças de Defesa e Segurança terem desmantelado um esconderijo de um grupo de guerrilheiros daquela formação política, na manhã da passada terça-feira, na região de Muhito, próxima do rio Naveveni.
Depois de dispersados, os homens armados seguiram em direcção à povoação de Caramaja, onde interceptaram um camião carregado de mandioca seca e passageiros, proveniente do posto administrativo de Iapala, distrito de Ribáuè. Alguns dos sobreviventes ao ataque contaram que os referidos homens armados dispararam frontalmente contra a viatura, tendo provocado a morte de dois passageiros e a fuga de outros -explicou Gove.
A situação continua bastante tensa na região pois que as populações temem que os homens armados venham a empreender novas investidas. Na tarde de ontem, muitos residentes da sede distrital de Rapale e arredores estavam a refugiar-se na cidade de Nampula. Ao longo da estrada era visível um considerável número de pessoas a pé ou transportadas nas poucas viaturas que circulavam na altura, carregados de seus haveres, seguindo em direcção à capital da província.
WAMPHULA FAX – 31.10.2013