A Irlanda vai disponibilizar três milhões de euros destinados a apoiar vários programas de desenvolvimento da província de Inhambane durante o período compreendido entre o terceiro trimestre do presente ano a 2016.
O anúncio da disponibilização do referido montante foi feito na última sexta-feira na capital provincial de Inhambane pelo embaixador daquele país em Moçambique, Ruair de Burca, depois de fazer uma avaliação do grau de execução dos orçamentos alocados pela Irlanda para financiar projectos de combate á pobreza naquele ponto do país.
Na circunstância, o diplomata irlandês e o governador de Inhambane, Agostinho Trinta, assinaram um memorando de entendimento que reforça as relações de cooperação existentes entre as partes.
O referido documento aponta a intenção da Irish Aida, através do seu programa de cooperação para o desenvolvimento, de implementar e monitorar políticas que favoreçam as populações carenciadas.
Por seu turno, o executivo de Inhambane comprometeu-se, através do respectivo governador, Agostinho Trinta, a usar o dinheiro doado pela Irlanda para fazer face as despesas de execução dos planos multianuais aprovados conjuntamente, o plano económico-social, e garantir a gestão, prestação de contas na utilização dos fundos alocados.
O governo de Inhambane é também totalmente responsável pela implementação do plano multianual, seguindo o ciclo anual de planificação, orçamentação, monitoria e avaliação do desempenho, bem como os procedimentos nacionais estabelecidos para a sua execução.
O memorando selado sexta-feira passada na capital provincial, vinca a necessidade de cimentar a articulação e parcerias entre a Irlanda e a província de Inhambane.
O diplomata irlandês considerou, na oportunidade, de positivo o desempenho do executivo de Inhambane nos últimos anos, indicando que a parceria do seu país está baseada em resultados.
“Posso vos confirmar aqui que o nosso Ministro de Comércio na sua recente visita à província de Inhambane, saiu com um sorriso de satisfação pelos resultados da nossa parceria que dura há 16 anos”, disse o embaixador irlandês em Moçambique.
Ruair de Burca visitou o distrito de Homoíne em cumprimento de mais um compromisso do Ministro do Comércio do seu país, de disponibilizar 300 carteiras escolares e mobiliário para professores. Trata-se de carteiras que vão equipar doze salas de aula, facto que vai contribuir para o melhoramento das condições de aprendizagem de cerca de 1.200 crianças.
“Temos uma boa parceria ao longo dos anos e estou seguro que no contexto deste memorando podemos continuar a fortalecer o nosso trabalho”, disse o diplomata irlandês.
VICTORINO XAVIER
NOTÍCIAS – 28.10.2013
Lusa – 28.10.2013