Dada a fuga em massa dos militares que estão em frente de combate no Distrito da Gorongosa e excesso de baixas não anunciadas pelo executivo, o Ministério da Defesa (MDN) deu orientações ao Comandante Provincial para desencadeiar um recrutamento maciço na Cidade da Beira. Isto foi no dia 25.11.13. e esta informação foi tornada pública pelos Oficiais superiores das FADM que têm seus familiares na Cidade da Beira, com vista a não circularem nas vias públicas a partir do dia 26.11.13.
Primeira versão do MDN (ontem de manhã) : está-se a perseguir os militares que fugiram da frente de combate
Segunda versão (ontem à tarde): os camiões estacionados no Mercado do Goto (Centro da Cidade da Beira) estavam a fazer compras
Mas a verdade, é que a partir das 10h de 27.11.13, começaram à caça aos rapazes em simultâneo nos Bairros da Munhava, Goto, Manga e Inhamizua. No Mercado do Goto, muitos rapazes e raparigas vendedoras foram atirados aos camiões para seguirem aos treinos no Quartel de Dondo e Chimoio. No Bairro do Vaz, a FIR lançou Gás Lacrimogéneo discriminadamente e muita população inalou e já não conseguiam ver e nem falar. Foi assim que a confusão começou e através dos telefones, rapidamente espalhou-se a confusão por toda Beira e todos os jovens com idade militar saíram à rua para montar barricadas para impedir o avanço dos camiões militares aos bairros. Quando isso acontecia, os militares começaram a despear discriminadamente, ao ponto que a cidade ficou diserta mas com multidões a queimar Pneus nas estradas.
Neste momento, há 3 mortos e 6 feridos de baixa no hospital Central da Beira. Conscidentemente ontem era o dia do encerramento do processo de recrutamento normal e que o processo culminava com a partida dos Mancebos na presença dos pais….mas os pais e mancebos não se fizeram presentes o que obrigou as autoridades a reagir duma forma muito violenta.
Hoje a situação está calma e controlada por que os militares saíram das ruas. Mas continuam algumas famílias a preocupar-se pelo paradeiro dos seus filhos.
Esta confusão, é aliada por outro lado, com a presença de uma página no FaceBook ilustrando Eneas Comiche, que procura apoios para ser candidato da Frelimo às eleições presidências de 2014, para além de circular muita informação sobre a retirada do Chipande da Beira, como chefe da Brigada central do Partido Frelimo após a perda de duas vezes as eleições autárquicas. Portanto o ambiente na Frelimo é tenso e de grandes divisões internas.
Obrigado
(Recebido por email)