Já são conhecidos os resultados da contagem intermédia da votação da última quarta feira no município da cidade da ilha de Moçambique, na província de Nampula, os quais conferem vitória ao candidato da Frelimo Saide Abduremane Gimba, com 11.559 votos, equivalente a 85 por cento dos 14.344 eleitores que exerceram o seu direito cívico.
O candidato do MDM, Abdul Rahimo Satar, arrecadou 2.082 votos equivalente a cerca de 14,5 por cento dos votos depositados nas urnas.
Na disputa por maior número dos 13 assentos que vão compor a Assembleia Municipal local, a Frelimo conseguiu 11.680 votos, contra 1.069 que os militantes do MDM depositaram nas urnas a favor do seu partido.
A comissão eleitoral da Ilha de Moçambique, reportou 623 votos nulos e 644 em branco.
Entretanto, soubemos que o candidato derrotado do pleito para as autárquicas do passado dia 20 corrente por parte do MDM na Ilha de Moçambique, Abdul Rahimo Satar, encontra-se hospitalizado na maior unidade sanitária da região norte, transferido do centro de saúde que funciona naquela cidade insular onde deu entrada na noite do dia da votação com sintomas de hipertensão.
A transferência para o Hospital Central de Nampula foi recomendada pelos técnicos que o assistiram no centro de saúde da Ilha alegadamente para dar melhor seguimento ao seu estado de saúde que inspira cuidados médicos intensivos.
Carlos Tembe 22/11/2013
NOTÍCIAS – 23.11.2013