Requalificação de votos nulos na CNE
Iniciou ontem na Comissão Nacional de Eleições (CNE) em Maputo, a requalificação de votos nulos rejeitados nas assembleias de voto nas autarquias. Esta manhã foram requalificados votos do Município da Beira. Destaque vai para a grande recuperação do MDM que para a Assembleia Municipal obteve mais 1.100 votos do total de 4. 397 nulos enviados da Beira. A Frelimo obteve 108 votos adicionais. Os restantes 3.189 votos foram considerados efectivamente nulos.
Para a presidência do Conselho Municipal, Daviz Simango, do MDM, obteve 871 votos adicionais, enquanto a Jaime Neto obteve apenas 198 votos requalificados. Aqui todos os boletins apresentados foram validados, não houve nulos.
Refira-se que a maioria dos votos nulos é intencionalmente inutilizada pelos membros das mesas de voto que o fazem com o propósito de prejudicar, geralmente, candidatos da oposição.
O processo continua e há grande expectativa pela requalificação dos votos de Mocuba e Gurué, que poderão alterar os resutlados até aqui divulgados pelas Comissões Distritais de Eleições (CDE) locais. (André Mulungo)
CANALMOZ(Facebook) – 27.11.2013
NOTA: É natural que na Beira, tanto fazem mais mil, menos mil, que apareçam muitos votos agora repescados. O problema é nas outras autarquias em que a diferença é pequena.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE