Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique
A Embaixada de Portugal em Moçambique informa que, o Presidente da República de Portugal condecorou os escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Como refere o Presidente da República Portuguesa na mensagem sobre as Ordens Honoríficas, “a distinção, sob a forma de condecorações, do serviço prestado no exercício de cargos públicos, do mérito artístico, científico ou empresarial, é uma tradição que devemos cultivar, pelo prestígio que as Ordens Honoríficas possuem para os agraciados e, acima de tudo, pela circunstância de permitirem destacar personalidades e instituições verdadeiramente notáveis, que devem servir de modelo à nossa sociedade.”
A atribuição destas condecorações é sinal inequívoco do apreço e do reconhecimento, ao mais alto nível do Estado português, por estes dois escritores e intelectuais moçambicanos, que se destacam pelo grande contributo que têm dado para o enriquecimento das letras moçambicanas e para a divulgação de Moçambique e das suas culturas a nível internacional.
Por outro lado, a cerimónia de imposição das insígnias aos dois agraciados realiza-se no próximo dia 4 de Dezembro, no salão nobre do Hotel Polana em Maputo. Este evento, que será integralmente gravado e difundido internacionalmente pela RTP, contará com a participação de vários artistas moçambicanos pretendendo-se desta forma homenagear os dois escritores e celebrar também outros modos de expressão das culturas moçambicanas.
DIÁRIO DO PAÍS – 26.11.2013