Tive a oportunidade de conhecer alguém que quando era estudante de liceu, aprendeu, na disciplina de matemática uma variante científica chamada Lógica. Francamente nunca percebeu porque é que esta variante tinha que pertencer à cadeira de matemática ?...".pois a ideia que tinha é que a lógica consiste numa série de pensamentos conclusivos de rápido discernimento que exercitamos na nossa mente e exteriorizamos em forma de conclusão."
Era a variante da matemática que mais gostava, porque em números, teoremas, divisões, subtrações, incógnitas, etc, etc.... era péssimo pupilo.
De tanto gostar desta variante matemática que aparentemente não tem a haver com números, divertia-se procurando Lógica em tudo quanto fosse resultado final no desporto, acontecimentos históricos, ciêntificos, noticias bombásticas, e por fim apaixonou-se por acontecimentos politicos, e, já nessa altura com os seus 22 anos de idade, profetizou lógicamnte o surgimento de classes intelectuais anti-sistema politico implementado pela Frente de Libertação de Moçambique, isto em 1982.
Lógicamente teve o privilégio de ser o primeiro a dar o pontapé de saída fundando... "Os Rebeldes do Aquário"(sigla do movimento intelectual na UEM 1982 ) juntamente com mais 7 colegas todos professores, recaindo à sua geração a dificil tarefa de educar e ensinar a juventude e o povo Moçambicano. Todavia nesta geração de professores Nacionais formados na UEM com pensamentos anti-sistema politico destacarm-se 7 (numero interessante sobre ponto de vista bblico).
Lógicamente que já se sabia que iriam ser perseguidos, presos, torturados e até fuzilados como era apanágio na época.
Lógicamente prepararam-se para o advir das consequências...e tudo aconteceu "LÒGICAMENTE".
75% d`entre os estudantes e professores transformaram-se em rebeldes do aquário, e crescendo exponêncialmente, sendo já quase impossivel travar este movimento de estudantes e professores, estando já na eminência a 1ª greve pacifica de professores e estudantes do ensino superior.
O local escolhido seria no pátio do campo Universitário junto ao busto do Professor Eduardo Mondlhane, estando prevista uma aderência massiva que ocuparia o parque de estacionamento automóvel do campo Universitario até ao espaço onde estava construida a aldeia comunal modelo, em frente das instalações do então centro dos estudos Africanos.junto á Faculdade de Educação.
Lógicamente tinhamos, diz-me, o material escondido na arrecadação da Igreja do Centro 8 de Março, lugarejo cheio de poeira, ratazanas, púlgas e gatos. Havia lá um escombro de piano antigo que serviu de mesa redonda durante as sessões analiticas de preparação para a greve que visava boicotar os exames finais das Faculdades de Educação, Direito e Economia, sabendo igualmente que esta greve estender-se-ia à Faculadade de Matemática e Biologia, onde já existia um polo de acção anti-sistema nos Liceus Josina Machel e Francisco Manyanga.
O grupo "Rebeldes do Aquário", eram apenas 7, uno e indivisíveis, concentrados nos preparativos para a greve!. “Tinhamos um sentimento de compromisso com a Nação e lógicamente tinhamos a certeza do que nos poderia acontecer”, disse.
Lógicamente foram interpelados pelos serviços secretos da SNASP. Como a lógica está ainda no segredo dos Deuses !!!!
A verdade é que este sonho tornou-se em pesadelo, para os verdadeiros "Rebeldes do Aquário".
Entretanto, passados 2 anos e lógicamente eclude um outro grupo de estudantes "não rebelde do aquário" em 1984, não se sabendo exatamente quais os propósitos das suas revindicações... e propõem uma greve préviamente anunciada e assistida por séniores politicos do partido Frelimo e Governo. Lógicamente ninguém foi preso nem perseguido como aconteceu com os jovens professores da Faculdade de Educação quando militares armados com metralhadoras e blindados cercaram a residência Universitária "Self" em frente ao restaurante Tico-Tico, prenderam e algemaram dois camaradas do grupo rebelde do aquário, quando se encontravam a descansar nos seus quartos, durante aquela fatidica tarde.
Lógicamente foram os restantes advertidos, comparecendo mesmo à hora do jantar.
Já lógicamente reduzidos a 5 "Rebeldes do Aquário".
Lógicamente reuniram-se e em movimento de vai-vem na Avenida Mao-Tsé-Tung, desde a confluência desta avenida com a Av.Vlademir Lenin até à confluência com a Av.Július Nyrere, num sobe e desce, caminhando e discutindo de como poderam ser interpelados pela SNASP, pois estavam criadas todas as condições de segurança e que eram muitas!!
Facto é que já era inicio da madrugada daquele fatidico dia e ainda não tinham chegado a conclusão alguma em relação ao próximo passo a dar....
(continua)
(Recebido por email)