O edil da Beira, Daviz Simango, apresentou, na última quinta-feira, no decorrer das actividades da última sessão da assembleia municipal para o presente mandato prestes a findar, algumas fotografias que provam o envolvimento de membros do partido Frelimo em acções de violência e detenção de membros e simpatizantes do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), do qual é líder fundador.
As chocantes fotografias exibidas por Daviz Simango retratam a crueldade vivida no bairro da Munhava, arredores da cidade da Beira, no penúltimo dia da campanha eleitoral, quando o MDM pretendia fazer o encerramento da sua campanha de caça ao voto no campo de futebol local, onde a polícia de intervenção rápida agiu com violência para repor a ordem e tranquilidade pública.
Segundo Daviz Simango, que detalhava o sucedido naquele dia, os jovens mandatados pelo partido no poder tinham orientação de bloquear a campanha da sua formação política. Mas o mais estranho, de acordo com a fonte, foi o facto de não ter havido motivos para aquela sangrenta acção, em que várias pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade, encontrando-se até ao momento internadas no Hospital Central da Beira.
O PAÍS – 17.12.2013