Os pais escolheram que se chamasse António Emílio, mas ele, ainda em criança, decidiu, por amor aos gatos, mudar o nome que lhe deram simplesmente para Mia. Nascido em Moçambique, o escritor Mia Couto dispensa apresentações. Neste ano conseguiu mais duas importantes distinções literárias: o Prémio Camões e o Neustadt, considerado uma espécie de Nobel norte-americano. O romance A Confissão da Leoa e o livro infantil O Menino no Sapatinho são as suas duas obras mais recentes.
O Bairro Alto está de regresso à antena da RTP2. Aos sábados, José Fialho está em estúdio para mais noitadas de conversas.
O programa Bairro Alto é uma espaço de conversa com figuras que têm algo para dizer sobre si e sobre o que fazem. José Fialho Gouveia entrevista artistas, ensaístas, cientistas, gente da moda e do espetáculo, gente do pensamento e da ação, portugueses e estrangeiros. O tom é próximo, informal. E as perguntas pedem mais que as habituais respostas politicamente corretas. Bairro Alto é um face a face com ritmo e sem mesa.
Veja aqui http://www.rtp.pt/play/p1075/e139074/bairroalto