O DISTRITO de Morrumbala, na Zambézia, lidera a lista com mais casos de queimadas descontroladas. Dados em nosso poder indicam que do total de 1500 casos de queimadas descontroladas registadas pelas autoridades da Agricultura no segundo semestre deste ano, 589 ocorreram em Morrumbala.
Informações disponíveis indicam, igualmente, que na região norte da Zambézia, que compreende os distritos de Ile, Alto- Molócuè, Guruè, Gilé e Mocuba, as queimadas descontroladas ocorrem muito por estas alturas devido ao início das lavouras, produção do carvão vegetal e caça.
PRODUTORES DA SOJA CRIAM ASSOCIAÇÃO
JÁ está em marcha o plano de criação de uma Associação Nacional de Produtores de Soja de Moçambique, com vista a defender os seus interesses e relançar a produção da oleaginosa. A agremiação, cuja ideia da sua criação foi lançada há dias, na cidade de Quelimane, será constituída marcadamente pelas empresas produtoras e fomentadoras da soja, produtores agrícolas, prestadores de serviços e parceiros.
O director provincial da Agricultura, na Zambézia, Ilídio Bande, disse que a soja constitui actualmente uma cultura de rendimento capaz de combater a pobreza nas famílias produtoras. Segundo Bande, na década 80, a província da Zambézia tinha iniciado a sua produção, mas devido a factores conjunturais, a cultura foi abandonada, havendo necessidade dos fomentadores, prestadores de serviços agrários e os próprios produtores estarem sintonizados para o mesmo objectivo.
INVESTIDOS 34 MILHÕES NO TURISMO
MAIS de 34 milhões de meticais foram investidos desde o ano passado na construção de infra-estruturas hoteleiras e similares na província central da Zambézia. O director provincial do Turismo, António Dinís, disse há dias, em Quelimane, que aquele investimento aumentou a disponibilidade de quartos, passando actualmente a contar com mil trezentos e noventa e um quartos na província.
Dados apurados na reunião sobre o turismo que teve lugar esta semana, na cidade de Quelimane, indicam que a província da Zambézia conta actualmente com trezentos e cinquenta e três unidades hoteleiras e similares. O desafio, nos próximos tempos, segundo António Dinís, é aumentar a qualidade de serviços.
ÁGUA POTÁVEL CHEGA A 45 MIL MUNÍCIPES
CERCA de 45 mil munícipes dos diferentes bairros da cidade de Quelimane vão, a partir do início do próximo ano, ter acesso À água potável mercê da construção do reservatório do precioso líquido no bairro Sampene. O governador da Zambézia, Joaquim Veríssimo, que visitou há dias a infra-estrutura em construção, afirmou que os crónicos problemas de acesso à água poderão ser resolvidos, o que poderá aumentar os serviços básicos de Saúde e higiene.
A infra-estrutura pertencente ao Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) está em oitenta por cento de execução física e poderá aumentar a disponibilidade de água e expansão para os bairros Sampene, Chuabo Dembe, Manhaua, Morrupuè e Cololo.
JOCAS ACHAR
NOTÍCIAS – 27.12.2013