OS VETERANOS da luta de libertação nacional a nível da província de Maputo manifestaram-se ontem solidários com a Comissão Política do partido Frelimo pela escolha dos três pré-candidatos a candidato a Presidente da República nas eleições de 15 de Outubro próximo.
Em mensagem de saudação à III Sessão do Comité Nacional da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), que decorre desde ontem na cidade da Matola, província de Maputo, aqueles veteranos repudiaram toda a tentativa de denegrir o processo democrático exercido pela Comissão Política na escolha dos três pré-candidatos e encorajaram o Presidente do partido, Armando Guebuza, a continuar com o processo que culminará com a confirmação pelo Comité Central do candidato da Frelimo.
Os veteranos destacaram a sábia liderança de Armando Guebuza na condução dos destinos do país e do partido Frelimo que, segundo disseram, é caracterizada pelos resultados positivos que o país tem estado a registar em várias frentes em prol do povo moçambicano.
A Comissão Política escolheu, em sufrágio, Alberto Vaquina, Filipe Nyusi e José Pacheco como pré-candidatos a candidato do partido Frelimo a Presidente da República. Os três pré-candidatos deverão ser sufragados pelo Comité Central na sessão que inicia próxima quinta-feira.
Entretanto, o porta-voz da III Sessão do Comité Nacional da ACLLN, Carlos Silyia, esclareceu, em contacto com o “Notícias”, que a posição dos veteranos da província não reflecte o sentimento de todos os combatentes.
“O órgão está a se reunir agora. Só depois disso é que nós vamos tomar uma posição sobre o assunto. É uma mensagem dos combatentes da província de Maputo”, disse, acrescentando que houve uma proposta para que a agenda da sessão incluísse a discussão sobre a situação política do país e dos últimos acontecimentos sobre as eleições.
NOTÍCIAS – 22.02.2014