Um batalhão das Fadm (300 homens) das Fadm que seguia numa coluna de 6 camiões encabeçada por um blindado e que deslocava para Casa Banana pela via Vunduzi, foi emboscada por volta das 16 horas do dia 24/02/2014, segunda feira e sofreu grandes perdas. Com efeito, quando a imponente coluna chegou até ao rio Nhadugué, a poucos quilómetros depois de Vunduzi, encontrou a ponteca submersa e com forte correnteza devido as chuvas dos últimos dias. Não tendo outra alternativa as tropas deram meia volta em direção a vila-sede para tomar a longa via do desvio de Piro, passando de Gravata, Maringue, a mais de 150 km. Acontece que quando as tropas chegaram à temível zona de Nculomadzi, sofreram uma "emboscada de diversão" e tiveram algumas perdas.
Saliente-se que depois de se escapulirem da emboscada de Tazaranda, as desesperadas tropas fizeram o resto do percurso disparando cegamente as suas armas sobretudo a sua poderosa antiaérea para qualquer mata circundante suspeita e os tiros terminaram em Muenekera, 3 km da vila-sede. Os estrondos foram tal que alvoroçaram e puseram em fuga os residentes dos bairros periféricos próximos.
15 MORTOS EM GRAVATA
Os guerrilheiros da Renamo atacaram na tarde de ontem, 25/02/2014, um agrupamento das Fadm em Gravata, causando 15 baixas fatais mas não temos detalhes se houve um assalto final.
Amigos, não se compreende porque é que o governo insiste em mandar filhos de dono para a morte de forma reiterada e deliberada. Isto é perda inútil de vidas e tudo indica que as perdizes não pretendem entrar numa guerra.
Em Vanduzi, Kanda, etc, as tropas seguem uma disciplina tácita imposta pela Renamo. É como se as perdizes tivessem dito "fiquem ai acampados mas não se metam connosco e se nos provocarem viremos ai castigar-vos" e é o que exactamente acontece! Em Satungira as Fadm já fora corridas e assaltadas por duas ou três vezes por "falta de respeito". Em Kanda idem aspas e a Renamo inflige uma serie de vexames as Fadm que incluem empilhar cadáveres como molhe de lenha ou entulho de pedra de construção ou atirar ao rio Vunduzi. É que de vez em quando aparece um novo oficial das Fadm com "ideias inovadoras" e tenta escalar a montanha ou violar diversas "leis tácitas" que não vou aqui revelar mas que também permitem que as Fadm recolham os cadáveres depois de alguma debandada.
Em termos militares as Fadm estão muito longe de constituir qualquer ameaça aos guerrilheiros, o melhor é haver bom senso e o governo ordenar a retirada das tropas. Este será o caminho mais fácil para se alcançar a paz que todos almejamos. Que ninguém tenha a ilusão de uma hipotética vitória militar sobre uma guerrilha como a Renamo. A liderança do partido no poder deve corrigir imediatamente este erro. Muito me conhecem como um pró-Renamo mas no capítulo dos post sobre as cabazadas militares das tropas Fadm que defendem a arrogância do senhor Guebuza eu sou totalmente imparcial.
A superioridade militar da Renamo no campo de batalha pode ser facilmente comprovada pelo simples facto de as Fadm estarem remetidas em posições defensivas em toda a parte e não lograram ate agora ocupar nenhuma base. Da forma que relato os factos dá a impressão que sou parcial mas também não posso inventar derrotas das perdizes que não existem, alias, se houver uma grande vitoria militar das Fadm o Cambuma perderá totalmente o protagonismo a favor das lambe botas tvm, miramar, stv, diario, noticias, g40, etc. Estamos juntos e agradeço mais uma vez a superior solidariedade demostrada por alguns amigos do fb em inbox.
Unay Cambuma