Terrivel banho de sangue em Gorongosa
Desta vez optei por não atribuir titulo bombástico, ate porque o meu repertorio de títulos bem como o latim esgotou se de tanto falar do mesmo assunto. Vou fazer uma resenha das principais escaramuças que ocorreram nos últimos dias. Na passada quarta-feira os guerrilhas da Renamo emboscaram uma companhia boina vermelhas no cruzamento de Piro. A coluna ia a caminho da Casa Banana. A emboscada resultou em grandes perdas em homens e uma escassa dúzia de almas sortudas é que conseguiu escapar. A coluna foi assaltada e desbaratada e tudo foi recolhido.
Ainda na quarta-feira na zona Ncolomadzi, 5-7 km de Satungira, também houve um banho de sangue. Os militares das Fadm, um pelotão (uns 40 homens), que iam numa coluna de 3 viaturas sendo um camião com mantimentos e munições, um blindado e um jipe rebocava uma antiaérea. Quando chegam em Ncolomadzi as tropas desceram do carro e varreram a mata circundante com antiaérea para aniquilar possíveis perdizes entrincheiradas. Quando se preparavam para subir nos carros ja la mais adiante, uma densa tempestade de balas caiu sobre os militares e vários deles caíram estatelados. O motorista do blindado conseguiu dar meia-volta brusca e safou-se em alta velocidade mas outros ficaram no terreno. As perdizes capturaram a antiaérea, levaram vários mantimentos, sem contar com mais de uma vintena de armas dos cadáveres estendidos e armas abandonadas pelos poucos sobreviventes.
Há duas semanas atrás, um alto oficial do ministério da defesa pode ter sido aniquilado no mesmo local. O tal general vinha coordenar uma grande ofensiva geral em Gorongosa. Na sua ida a Satungira a sua coluna que era composta por 3 viaturas sendo um camião que transportava a maior parte do pelotão boina vermelha e o jipe onde o tal general viajava ao lado do motorista e a frente ia o blindado. Quando chegam na já conhecida 'zona de morte' os comandos um' descem das viaturas e começam a caminhar lado a lado com as viaturas só que de repente irrompem tiros a uma mui curta distancia e fogo concentrado foi dirigido ao jipe. Vários soldados foram mortos mas a coluna não foi assaltada porque alguns militares conseguiram lutar a partir do btr e conseguiram in extremis repelir as perdizes mas não puderam evitar um tremendo desastre.
NOVOS GENERAIS DA RENAMO NÃO BRINCAM EM SERVIÇO!
Antes de me alongar permitam-me relatar o que aconteceu em Kanda cuja matéria postamos aqui em semanas atras. No post aludimos a falta de detalhes. Na verdade as perdizes desceram para Kanda para "dar uma lição" aos novos comandos que chegaram ai e começaram a molestar os residentes e não permitiam a entrada de nenhum género alimentício. Diziam que a Renamo brincava com miúdos agora vieram veteranos. Dias depois os militares tentaram escalar a montanha e foram corridos e sofreram perdas significativas. Dai os militares decidiram usar artilharia pesada, o poderoso B-11, para bombardear e limpar o caminho. Parece que um dos obuses caiu perto de um ninho da perdiz e zangados, vieram os seus comandos bem a luz do dia, a hora do almoço. Apanhados do surpresa vários soldados tombaram mas alguns conseguiram entrincheirar-se e ripostaram ao fogo intenso. Depois de vários minutos de luta as Fadm foram derrotadas e fugiram desesperadamente. Acto continuo, as perdizes entraram na base, amontoaram os 19 cadáveres como se fosse um entulho de pedra de construção e esconderam-se nas redondezas. Por volta das 14 chega um grupo de socorro das Fadm, um pelotão e quando recolhiam os mortos para a viatura, foram atacados. Quase toda unidade foi aniquilada salvo 5-6 baratas tontas que safaram se milagrosamente. Os 5-6 sobreviventes, sobressaíram perto da vila-sede e andavam a gritar toda a sorte de blasfémias. Como bem o disse o general Dlhakama, os miúdos gritam aqui.
Os guerrilheiros da Renamo que a imprensa ao serviço do governo apresenta, não é esta que esta la nas matas. Os guerrilhas da Renamo não tem medo das Fadm. Parece que existem 3 tipos. Existem aquilo que tecnicamente chama se milícias, são 'velhos e esfarrapados', estes vivem ao longo da via ou em povoados isolados. Existem as tropas regulares, estes são daqueles que usam técnicas de dispara e foge ou emboscadas, etc. Mas existem os super comandos, estes meus amigos, não brincam em serviço suportam o fogo mais intenso, não recuam. Se decidirem assaltar um distrito é porque irão assaltar. Se hoje nenhum distrito foi ocupado, a energia não foi cortada, as telecomunicações funcionam e porque a Renamo não quer guerra. A Renamo deixa as Fadm adentrarem em Gorongosa apenas para se apoderar das suas armas e como apoderou se delas!
As Fadm em Vunduzi, Casa Banana e Piro estão sem ração de combate e não tarda em entrarem em colapso. Os efectivos reduziram se drasticamente. Em Maringue ocorrem catástrofes semelhantes. E as perdizes dizem que ainda não começaram a usar armas de verdade, por enquanto lutam com fisgas...