AS FORÇAS da Lei e Ordem capturaram sexta-feira passada em Joacane, no distrito de Morrumbene, em Inhambane, sete antigos guerrilheiros da Renamo que se encontravam na posse de 15 armas de fogo do tipo AK47 com respectivos carregadores e 2.842 munições.
O material bélico era transportado em duas viaturas de marca “Mitsubishi Canter”, com chapa de inscrição AAR 386MC na altura conduzida por Marcelino Samuel Baraja e numa “Ford Ranger” com a chapa de inscrição MMR62-42.
De acordo com o comandante provincial da PRM em Inhambane, Raul Ossufo Omar, a neutralização dos homens fortemente armados foi possível graças a denúncias populares, pois as armas estavam metidas em sacos de milho que eram transportados pela camioneta.
“Tivemos informação da circulação de armas de fogo em viaturas pertencentes a Renamo, no quadro da mobilidade das nossas forças em todo território da província. Quando se aperceberam da presença naquela região próxima da ponte que separa a cidade da Maxixe e o distrito de Morrumbene, tentaram abrir fogo, mas o esquema táctico que tinha sido montado, não permitiu que os homens conseguissem seus intentos. Todos eles foram presos e na mesma noite dois tentaram fugiram mas foram imediatamente capturados na vila de Quissico distrito de Zavala”, disse Raul Ossufo.
O comandante da PRM na província de Inhambane acrescentou que um dos capturados, Felizardo Muchanga, pertence ao grupo que esteve na base de Catine e participou no assalto à localidade de Mavume e sobreviveu ao combate levado a cabo pelas Forças Armadas na base de Mabelacula, distrito de Funhalouro.
Alexandre Agostinho, um dos capturados, confessou que as armas foram carregadas na Serra da Gorogosa, província de Sofala, e o destino era a província de Inhambane.
O comandante da Polícia garantiu que as Forças de Defesa e Segurança estão em todo o terreno na província de Inhambane em plena actividade de fiscalização e de tudo quanto possa perturbar a tranquilidade. Enalteceu a população para que continue firme na denúncia e combate ao banditismo armado em Inhambane.
POLÍCIA INTENSIFICA INSPECÇÃO NAS VIATURAS
Falando sábado no Tchumene, bairro Matola Gare, Município da Matola, o Comandante Geral da Polícia, Jorge Khalau, denunciou um plano da Renamo de movimentação de armas para o Sul e Norte a partir da região Centro do país.
Khalau disse que a corporação vai intensificar as operações de revista de viaturas para a captura de mais armas que estão a ser transportadas pela Renamo. Pediu nesse sentido a colaboração da população para neutralizar os intentos do partido de Afonso Dlhakama. “A Polícia vai apertar cerco. Vamos revistar carros e mercadoria para podermos encontrar armas que a Renamo está a movimentar”, disse Khalu, apelando aos automobilistas para colaborarem.
Afirmou ser difícil entender esta atitude da Renamo, numa altura em que se registam consensos sobre a legislação eleitoral e a constituição dos órgãos eleitorais no Parlamento, depois do entendimento no diálogo entre o Governo e aquele movimento.
NOTÍCIAS – 24.02.2014