ABDUL Razak Noormomed recentemente indicado pelo Chefe do Estado ao cargo de governado de Cabo Delgado, foi apresentado à população da cidade de Pemba, na última quarta-feira, como novo timoneiro da província. O acto foi dirigido pelo ministro do Interior, Alberto Mondlane, na qualidade de mandatário do Presidente da República.
Abdul Razak, sucede assim a Eliseu Joaquim Machava que deixa de assumir o lugar na sequência da sua eleição pelo comité central da Frelimo ao cargo de secretário-geral deste partido. A apresentação pública do novo governador de Cabo Delgado teve lugar no bairro de Alto Gingone, depois de Razak ter assinado o termo de posse, durante um comício popular dirigido pelo titular da pasta do Interior, Alberto Mondlane.
Discursando no acto, o titular da pasta do Interior disse que é pelo mérito que Abdul Razak foi indicado pelo Chefe do Estado ao cargo de governador de Cabo Delgado porque cumpriu com zelo e dedicação as suas anteriores funções. Mondlane realçou que o Presidente da República confiou a Razak a continuação da tarefa de estar a frente dos destinos da província de Cabo Delgado, numa altura em que os sinais de desenvolvimento estão à vista de cada um.
Mondlane recomendou ao novo governador a cultivar o espírito de diálogo permanente com todas foças vivas da sociedade, incluindo os partidos políticos, governação aberta, tal como recomenda o chefe do Estado, incutir na população a necessidade de manutenção da paz e unidade nacional.
Na hora de despedida, o governador cessante, Eliseu Machava, enumerou um leque de realizações conseguidas sob sua liderança, ganhos que disse esperar que possam continuar a crescer com o novo governador Abdul Razak.
“Juntos conseguimos aumentar a produção agrícola, pecuária e pesqueira. Juntos conseguimos melhorar as vias de acesso estradas Nangade/Namaua asfaltamos, concluímos asfaltagem da estrada Mocímboa da Praia/Palma, iniciamos a asfaltagem da estrada Macomia/Awasse, as obras da estrada Montepuez/Ruassa estão em curso, reabilitamos os sistemas de abastecimento de água em Mueda, Nangade, Mocímboa da Praia”-referiu Machava.
Acrescentou que ainda no âmbito de desenvolvimento da província de Cabo Delgado foi construída a ponte de unidade que une Moçambique e a Tanzânia, entre outras realizações.
Num outro desenvolvimento, Machava pediu a toda população de Cabo Delgado para colaborar com o novo governador. “Dêem também o apoio que me deram ao novo governador para que esta província continue a ter sucessos que vem registando nos últimos anos. Cabo Delgado tem um povo trabalhador, parto com satisfação de ter cumprido com a minha tarefa e peço que façam o mesmo em relação ao novo governador”, pediu Machava.
Entretanto, na sua primeira intervenção pública, Abdul Razak Noormomed disse estar ciente de que vai dar continuidade ao que vinha sendo realizado pelo seu antecessor. “Os desafios vão exigir de nós todos um redobrar de esforços para atingirmos as metas de luta contra a pobreza que é a nossa principal agenda”, sublinhou o novo governador de Cabo Delgado.
Ainda na quarta-feira o novo governador dirigiu a primeira sessão do governo provincial alargada aos administradores distritais e outros quadros, na qual exigiu ao participantes o cumprimento escrupuloso das metas traçadas sublinhando que as metas não devem ser negociadas. “O que vamos exigir sempre é o cumprimento dos planos para continuarmos coesos”, salientou Abdul Razak.
Jonas Wazir
NOTÍCIAS – 22.03.2014