Tomou posse na manhã desta quinta-feira (20) o novo edil da cidade de Gurúè, Orlando Janeiro, candidato do Movimento Democrático de Moçambique eleito no escrutínio do dia 8 de Fevereiro último, depois da anulação da eleição de 20 de Novembro pelo Conselho Constitucional, que alegou ter detectado diversas irregularidades durante o processo de contagem de votos.
No seu primeiro discurso como edil, Orlando Janeiro, foi muito cauteloso, tendo garantido apenas que cumprirá as promessas feitas durante a campanha eleitoral, e que dará prioridade à resolução do problema de abastecimento de água.
Por outro lado, Janeiro apelou à união de todos os munícipes, independentemente da sua filiação política, para o desenvolvimento da urbe, o que se traduzirá na melhoria da vida dos seus residentes. “Os interesses e prioridades de todos os munícipes estarão no centro das decisões da edilidade”.
Por seu turno, Elisa Simane, secretária permanente da província da Zambézia, recomendou os presentes a apresentarem as suas preocupações ao novo edil, uma vez que foi eleito para responder aos seus anseios e necessidades, complementando as acções dos governos provincial e distrital.
Após a cerimónia, foi instalado o Conselho Municipal com a nomeação de dois vereadores, nomeadamente Elisa André Mário, para área de Educação, Coutinho Viriato, para Urbanização, esperando-se que os outros venham a ser apresentados nos próximos dias.
Aliás, o edil referiu que na sua equipa de trabalho irá incluir alguns vereadores que fizeram parte do anterior elenco, liderado por José Anacleto, da Frelimo.
@VERDADE – 20.03.2014
NOTA:
“Aliás, o edil referiu que na sua equipa de trabalho irá incluir alguns vereadores que fizeram parte do anterior elenco, liderado por José Anacleto, da Frelimo.”
Um dos melhores exemplos de democracia em Moçambique. Quando é que a FRELIMO aprende?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE