O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo, empossou, hoje, em Maputo, dois novos membros da Renamo, o maior partido de oposição em Moçambique, para aquele órgão de administração eleitoral, mas a nível da cidade de Maputo, que possui o estatuto de província.
Trata-se de Márcia de Fátima Neto e Jaime Chichangala, investidos como membros da Comissão Provincial de Eleições (CPE).
Ainda no âmbito das suas competências, Carimo conferiu posse a Yolanda Mussá, da Frelimo (no poder) para o cargo de primeira vice-presidente da CPE e Maria de Fátima Neto para segunda vice-presidente deste órgão.
O presidente da CNE disse que os membros agora empossados têm a maior responsabilidade e o compromisso para gerir, com rigor, o processo eleitoral e com elevado sentido de cultura de paz, tolerância, diálogo, independência e imparcialidade nas suas decisões.
Se na tomada das decisões se inspirarem apenas na lei, facilmente chegarão a consensos. As nossas deliberações foram sempre por consenso, pois, foram elaboradas respeitando as opiniões de cada um e respeitando a lei, disse ele, acrescentando que esperamos que tenham como faróis a Constituição da República.
Por conseguinte, Carimo exortou aos órgãos e agentes de administração pública, partidos políticos, coligações de partidos políticos, entidades privadas e grupos de cidadãos proponentes, entre outros intervenientes a prestarem, aos órgãos eleitorais, a colaboração e o apoio necessários ao eficaz e pronto desempenho das suas competências.
Os três membros são investidos numa altura em que se avizinham as quintas eleições gerais e segundas das Assembleias Provinciais a 15 de Outubro próximo, em Moçambique.
Anacleto Mercedes (ALM)/DT
AIM – 31.03.2014