JÁ está garantido o financiamento para a implementação da primeira fase do projecto da base logística de Pemba, na província de Cabo Delgado, cujas obras estão orçadas em 150 milhões de dólares americanos.
Os Terminais Portuários e Logísticos de Pemba e Palma estão concessionados à Sociedade Portos de Cabo Delgado (PCD).
A primeira fase do projecto compreende a construção da Base Logística e das instalações para a produção e montagem de equipamento submarino usado na indústria de hidrocarbonetos.
Após a conclusão dos estudos de batimetria e de topografia, está agora em curso o estudo do impacto ambiental, devendo depois serem realizados outros trabalhos de preparação, incluindo a abertura de vias de acesso e terraplanagem, no sentido de se arrancar com as obras da primeira fase do projecto em Setembro próximo.
Os trabalhos vem sendo desenvolvidos com apoio da empresa moçambicana ENHlogistics, SA, que poderá estará também envolvida na construção e gestão do empreendimento segundo refere André da Silva, Director Executivo da PCD.
“Nós como PCD temos concessão exclusiva para construir e gerir as operações portuárias e vamos fazê-lo assegurando parcerias que nos garantam construção de infra-estruturas com padrões internacionais de qualidade e responder aos níveis das operadoras”, disse.
Inicialmente, previa-se lançar um concurso público internacional para a adjudicação do projecto, o que poderá não acontecer para salvaguardar o cumprimento dos prazos do projecto e assegurar a utilização das infra-estruturas antes de 2018, ano da previsão do início da produção do gás natural descoberto na Bacia do Rovuma, norte de Moçambique.
A ENHlogistics é uma empresa moçambicana detida em cem por cento pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), com mandato para desenvolver infra-estruturas de apoio logístico nas operações de pesquisa e exploração de hidrocarbonetos.
A PCD é uma sociedade constituída pela ENH e pela empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) com 50 por cento cada, para a qual o Governo aprovou, em Dezembro de 2013, um contrato de concessão dos Terminais Portuários e Logísticos de Pemba e Palma, por um período de 30 anos, por forma a garantir o desenvolvimento de infra-estruturas de apoio à indústria de petróleo e gás na província de Cabo Delgado.
NOTÍCIAS – 18.03.2014