Os homens armados da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique e antigo movimento rebelde, continuam a protagonizar ataques armados contra as Forças de Defesa e Segurança (FDS), assim como a alvos civis em alguns pontos de Gorongosa, um dos distritos da província central de Sofala.
O último caso ocorreu domingo, dia 30 de Março, em algumas povoados daquele distrito, nomeadamente Santugira, Piro, Vunduzi, Casa Banana e Mussicaze, onde os homens armados da Renamo atacaram posições das FDS.
Falando hoje, em Maputo, durante uma conferência de imprensa sobre a situação político militar no país, o director nacional adjunto da política de defesa, Coronel Manuel Mazuze, disse que os ataques têm sido sistemáticos.
A título de exemplo, disse que num só dia assistimos a 12 ataques contra posições das forças de defesa e segurança em Gorongosa e, de forma persistente, continuamos a assistir alguns ataques contra colunas de reabastecimento logística das FDS.
Em relação aos ataques a civis, Mazuze disse que foram raptados dois líderes comunitários a13 de Fevereiro e 03 de Março. Acrescentou que não se conhece o paradeiro deles e se presume que tenham sido executados.
Quanto a bens materiais, o coronel evidenciou o saque a um estabelecimento comercial num dos postos administrativos da província de Sofala.
O director disse que os ataques têm resultado em feridos, impondo que as Forças Armadas assumam a sua responsabilidade, agindo de forma conducente contra os seus autores de modo a reporem a ordem, segurança e tranquilidade públicas.
As forças de defesa e segurança devem cumprir a sua responsabilidade de proteger a vida e os bens das populações, mas também de se protegerem a si mesmos porque, vezes sem conta, têm sido atacadas por esses homens, frisou Mazuze.
Delfina Cupensar (DAC)/DT
AIM – 31.03.2014