A massa salarial moçambicana do sector público é estimada em cerca de onze por cento do Produto Interno Bruto, PIB, e é tida com o a mais elevada para padrões internacionais.
O número surgiu num estudo do grupo do corpo do Fundo Monetário Internacional, FMI, que recentemente visitou Moçambique.
Os técnicos do Fundo Monetário Internacional defendem que a massa salarial “precisa de ser administrada com cautela, para não marginalizar outros gastos prioritários”.
O Orçamento do Estado para 2014 prevê aumentar nominalmente a massa salarial em treze por cento, após um incremento de vinte e dois por cento em 2013.
Uma fonte do Ministério das Finanças afiançou que o Governo tem consciência de que o nível actual dos salários em percentagem do PIB é elevado para padrões internacionais, mas irá continuar a atrair funcionários públicos, harmonizando as tabelas salariais com uma filosofia de equidade e descompressão salarial.
O Governo adiantou, no entanto, que o objectivo é reduzir a massa salarial para 8,5 a nove por cento do Produto Interno Bruto.
RM – 23.03.2014