O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, inaugurou ontem uma nova aerogare no aeroporto de Pemba, modernizada e ampliada, num projecto visando o conforto de passageiros e de outros utentes.
Os trabalhos de modernização e ampliação consistiram na reparação das áreas operacionais (pista, caminho de circulação e placa de estacionamento), a expansão para o dobro da actual área terminal de passageiros, criação de um circuito para aqueles em trânsito, assim como as áreas para o “check in”, embarque, desembarque e “hall” público, para além do melhoramento e ampliação do parque de estacionamento automóvel e reparação dos acessos.
Das novas características do aeroporto há a destacar o sistema de informação visual de voos, balcão de informações e para perdidos e achados, a sala CIP, uma loja “duty free” facilidades para deficientes, incluindo rampas e instalações sanitárias no “hall”público, bem como o circuito dedicado aos passageiros em trânsito.
Fora isto, há a destacar a criação de condições apropriadas para os serviços alfandegários, de migração, Polícia e Saúde, bem assim um sistema de combate de incêndios e dispositivos do seu combate.
Fonte da Empresa Aeroportos de Moçambique disse que o aeroporto que funcionava até ontem foi construído nos anos 60 e ampliado e modernizado na década 80 e operava acima das suas capacidades, resultante do desenvolvimento do turismo e indústria na região, em particular, e no país, em geral.
“Ao longo dos 50 anos de sua existência o aeroporto beneficiou de pequenas reabilitações e remodelações, mas sempre apresentando limitações críticas em termos de capacidade para acomodar a crescente demanda do tráfego, tendo em conta que Pemba constitui um dos destinos turísticos de Moçambique, em consequência do ambiente de paz que se vive no país”, lê-se num documento distribuído à imprensa.
Terá sido por isso, conforme a fonte, que nos últimos anos as dimensões do terminal deixaram de comportar o volume de passageiros, fazendo com que o aeroporto não observasse na íntegra os padrões internacionais de aviação civil no que concerne ao conforto dos passageiros e segurança. As actuais dimensões da pista principal do aeroporto de Pemba são de 1800 por 45 metros e a maior aeronave que opera neste momento é o Boeing 737.
Entretanto, o Chefe do Estado, à semelhança do que está a acontecer nesta última edição da presidência aberta e inclusiva, orientou, ao meio dia de ontem, na cidade de Pemba, debaixo duma chuva intermitente que caia desde a noite anterior, um comício de agradecimento no campo de futebol 25 de Setembro, pertença das Forças Armadas.
O objectivo principal, como atrás foi dito, foi agradecer o apoio que teve do povo moçambicano durante quase dois mandatos em que esteve à frente dos destinos da nação moçambicana, sem o qual não seriam possíveis tantas realizações que as populações enaltecem em mensagens durante este périplo que começou pela província do Niassa no dia 21 do mês corrente.
Estava agendada uma sessão extraordinárias do Governo Provincial para a tarde de ontem, que faria o balanço da visita presidencial e uma conferência de imprensa com o mesmo fim.
PEDRO NACUO
NOTÍCIAS – 26.03.2014