Homens armados da Renamo capturados pelas FADM na Gorongosa
A comissão de peritos militares do Governo e da Renamo esteve reunida sexta-feira em Maputo pelo segundo dia consecutivo para prosseguir com a harmonização dos termos sobre a mediação estrangeira para a cessação das hostilidades nalgumas zonas da província central de Sofala.
O chefe da equipa dos peritos militares do Governo, Major- General Júlio Jany, disse à Rádio Moçambique ter havido avanços significativos nas discussões iniciadas quinta-feira em torno da matéria.
“Começamos a discutir ontem (quinta-feira) e tivemos avanços significativos; não conseguimos concluir com o trabalho e vamos continuar a discutir hoje, tudo indica que vamos concluir e o ambiente é bom e há interesse em ambas as partes em ver o documento concluído o mais rapidamente possível e ser submetido a sessão do diálogo na próxima segunda-feira”, afiançou aquela alta patente militar das FADM.
Por sua vez, o General Ossufo Momad, que chefia os peritos militares da Renamo disse que o trabalho de harmonização dos termos de referência poderia ser concluído a tempo de ser submetido na segunda-feira.
“Os trabalhos estão a decorrer normalmente, na medida em que estamos a trabalhar e queremos que até na segunda-feira façamos a entrega”, explicou Momad.
RM – 22.03.2014