Transcrevo:
Se a renamo continuar com o seu exagerado permissivismo, tera uma copiosa derrota eleitoral. A renamo sabe que a frelimo é uma cambada de mafiosos e burladores, porque deixam as coisas acontecerem? Foi assim nos acordos de roma onde a renamo assistia impavida as graves violacoes da frelimo sem tomar medidas preventivas até parar em satungira. Facam como as forcas revolucionarias la nas matas que sabem antecipar se ao inimigo. Até quando a renamo passara a reclamar e aceitar paninhos quentes? A frelimo aceitou a paridade mas nao mudou o status quo e porque a renamo nao reage? Porque é que a renamo espera por desastres para reagir? Meus senhores, estao a ser cometidos graves erros e a equipada de negociadores esta a ser demasiadamente low profile. Sera que o general Dlhakama tera que mandar tambem os comandos para as cidades?
Não vejo desta maneira ganhar uma equipa que já estava no campo a jogar sozinha e outros entrar no campo faltando 5 minutos mesmo que faltasse 40 minutos não pode haver igualdade de golos marcados. Uma questão que deve ser muito bem reflectida.
Na verdade Unay Cambuma fico muito admirado que até este preciso momento, os Vogais hora apresentados da Renamo na CNE, ninguém já veio afirmar se o processo de Recenseamento está sendo transparente, porque não foram dado muito tempo para analisar os aspectos Técnicos para depois tomarem as suas conclusões, se não todos serem metidos nas brigadas de fiscalização as Províncias. Tudo isso como forma de os atrapalhar. É estranho ora vejamos:
Quantos são os Postos de Recenseamento Eleitoral em todo o Pais?
Se todas as delegações da Renamo foram facultadas os mapas (Lista) de postos até este preciso momento pela CNE ou não?
Como que o fiscal da Renamo pode saber se o Posto que está a fiscalizar foi aprovado pela CNE ou não, se uma vez que as CPEs e CNE actual não foi a mesma que apreciou e aprovou os Mapas de Recenseamento eleitoral?
Quem são os brigadistas e como foram seleccionados?
Quantas brigadas existem em todo o Pais a Recensear e onde se localizam?
Quem são os agentes cívicos, como foram seleccionados, e a qual é a mensagem que estão a divulgar nas zonas?
Quantos Cadernos que foram utilizados no processo autárquico de 2013/2014?
As Comissões Provinciais de Eleições só agora que tomam posse, será que resta o tempo para dar posse as CDEs Distritais e da ai fiscalizar o Recenseamento e ter domínio de tudo quanto os brigadistas já fizeram?
Quem é que estava a fiscalizar este conjunto de actividades em todos os níveis antes de serem credenciados os fiscais da Renamo?
Os fiscais neste momento são capazes de identificar se ouve ou não registos de eleitores fantasmas durante o tempo em que não esteve a fiscalizar?
Qual é o relatório que o Fiscal vai dar a Renamo, os Vogais que só agora tomam posse, e dos Directores e Técnicos que até este preciso momento não tomaram posse faltando 29 dias para final do Recenseamento Eleitoral?
Como os Directores Adjuntos e Técnicos da Renamo até a altura que farão parte no STAE, terão o domínio de como ter o controlo de varias coisas que já estão em curso por exemplo nos departamentos Técnicos (Organização e Operações Eleitorais e do Sufrágio), tendo em conta que os outros já passaram por algumas formações?
Dos Vogais indicados pela Renamo na CNE, apenas um ou dois com experiencia Técnica contra uma equipa vasta no STAE cujo a sua proveniência a Renamo não sabe e como se não bastasse, os técnicos no departamento de sufrágio recebem ordens directamente do Director Geral e não de nenhum vogal da CNE isso em todos os níveis, neste departamento é onde são manipulados os dados eleitorais incluindo os apuramentos eleitorais de todas as Províncias.
Por mi a Renamo devia ter já exigido a dilatação do tempo do Recenseamento Eleitoral por mais um mês se calhar para os técnicos indicados pela Renamo possam se familiarizar-se com todo os paços do processo. Ou mesmo começar de novo o Processo com todos os jogadores no campo.