¤ E recrutam compulsivamente jovens para serviço militar
As hordas militares do governo chegou ao distrito costeiro de Búzi, 30 minutos da cidade da Beira (via marítima). Ontem domingo, 23/03/2014, um batalhão das tropas governamentais que se faziam transportar numa coluna de 8 viaturas incluindo uma ambulância, praticou uma série de desmandos e terror contra as populações indefesas em casa nova, Begaja, Nharongue, Nova Sofala, etc. Em Begaja, levaram compulsivamente um agricultor de nome Albino Matengure a quem seviciaram e obrigaram a indicar onde se localizam supostas base da Renamo.
Em Nova Sofala, as tropas governamentais dirigiram se para o mundialmente conhecido santuário sagrado de Muenhe Mukuro, onde sem cerimónias molestaram os peregrinos que ai se encontravam reunidos, vandalizaram o altar, etc, alegando que haviam armas escondidas ou acobertavam base da Renamo. Esta acção das Fadm é um ultraje extremamente grave e intolerável nao so para a comunidade muçulmana a nível mundial mas para o povo moçambicano. Nas suas acções as Fadm recrutavam compulsivamente jovens sem que lhes seja dada a possibilidade de se despedirem dos seus familiares.
Ao que parece, o governo cria deliberadamente "instabilidade cirúrgica" em zonas onde a Renamo tem forte apoio popular afim de desbaratar eleitores inibindo os em recensear se.
………………………………..
Leonel Chisseve Os militares no seu regresso,quando chegaram na zona de Amamba,cerca de 15 a 20km antes da Casa Nova,comecaram a disparar aleatoriamente contra a floresta,o que pois a populacao local em debandada.a populacao local esta muito furiosa com a atitude das Fadm
Alexandre Vaz Todos os capturados foram devolvidos ou deixados seguir para as suas residencias dizem as fontes que o objectivo central era capturar supostas armas da renamo que estavam guardadas no santuário de "Muenhe Mukulu" que foi vandalizada.Neste momento xtou aguardando neste momento um dos homens que viveu" in loco".