Aumenta a incerteza em relação ao registo eleitoral do líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
A Renamo já anunciou pública e repetidas vezes que Afonso Dhlakama será o seu candidato nas eleições gerais de 15 de Outubro deste ano.
Uma condição irrevogável para aceitabilidade da candidatura de Afonso Dhlakama é o seu registo eleitoral.
O prazo para a inscrição eleitoral vai até as 16:00 horas desta terçafeira, 29 de Abril.
Uma fonte do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), reiterou ontem a noite ao nosso jornal que as máquinas em uso para o registo de eleitores tem um programa automático que não permite nenhuma inscrição depois do prazo estabelecido.
A não ser que haja um comando nacional para desbloquear o sistema. E isso só pode acontecer mediante uma deliberação da Comissão Nacional de Eleições com acolhimento do Conselho de Ministros. Caso contrário, Afonso Dhlakama tem apenas até antes das 16
horas o tempo que lhe sobra para se inscrever.
É muito provável que o líder da Renamo se recenseie algures no distrito da Gorongosa, em Sofala.
Já há iniciativas para fazer deslocar brigadas de recenseamento para regiões da Gorongosa onde desde o início do processo não foi feito nenhum registo de eleitores.
CNE propõem prorrogação do prazo do recenseamento eleitoral
A Comissão Nacional de Eleições,reunida ontem, em Maputo, manifestouinteresse de prorrogação doprazo do recenseamento eleitoral.
É uma manifestação que já foi encaminhada ao governo, que deve decidir sobre a solicitação ainda hoje.
A Renamo já havia exigido a extensão do prazo de recenseamento eleitoral, alegando necessidade de abranger milhares de cidadãos que não tiveram a oportunidade de se inscrever, principalmente em algumas regiões do interior da província de Sofala que tem sido palco de conflitos armados envolvendo o exército governamental e homens da Renamo.
O AUTARCA – 29.04.2014