Afluência aos postos de recenseamento
O Departamento de Organização do Comité Provincial do partido Frelimo, na província de Nampula, defende a necessidade de uma maior adesão dos seus membros no processo de mobilização das comunidades das áreas onde residem, para afluírem massivamente aos postos de recenseamento eleitoral até à próxima Quarta-feira, data do término do pro-cesso. Segundo o secretário para aquela área, Patrício Mpagahia os nossos membros devem estar todos recenseados, para dar exemplo, e fazer com que os seus dependentes em idade eleitoral, vizinhos e outras pessoas do seu relacionamento possam aderir ao censo e, assim, conferir solenidade e vigor ao processo. Para o caso específico da cidade de Nampula, região onde supostamente vive a classe mais esclarecedora da província e que, segundo as projecções do Secretariado para Administração Eleitoral (STAE), devem ser recenseadas 81 mil pessoas, e a avaliação que a Frelimo faz é de que os números até aqui alcançados são satisfatórios.
Ao nível da cidade de Nampula, podemos assegurar que o processo de recenseamento dos eleitores decorre num ritmo satisfatório, pois que até à sexta semana, tinham sido inscritos 42 mil eleitores, número que esperamos aumente com a mobilização que estamos a fazer junto dos nosso membros para persuadir aqueles que, por vários motivos, deixaram a inscrição para os últimos dias, o façam antes do término do prazo -disse-nos Mpangahia.
De referir que, ao nível da província de Nampula, devem ser inscritos até à próxima Quarta-feira, dia 29 de Abril, data do término do recenseamento eleitoral, cerca de 2 milhões de pessoas. Números avançados pelo secretariado técnico eleitoral de Nampula (STAE), relativas à sexta semana do processo, indicavam que a província tinha recenseado, até àquela altura, 791.622 eleitores, número correspondente a pouco menos de 40 por cento dos cerca de 2 milhões eleitores que constam da meta.
WAMPHULAFAX – 28.04.2014